Loading spinner

Sanepar capacita agentes para negociar débitos em Piraquara e Quatro Barras

16/05/2025

Agentes estão aptos a oferecer aos clientes nova oportunidade de pagamento durante visitas domiciliares, evitando o corte no fornecimento de água em casos de inadimplência por dificuldade financeira

A Companhia de Saneamento do Paraná capacitou nesta semana funcionários de empresa terceirizada para atuar na negociação com clientes de Piraquara e Quatro Barras, que tenham débitos com a empresa. Esses agentes, que eram responsáveis apenas pelo corte no abastecimento, agora estão aptos e autorizados a oferecer acordos diretamente nas residências dos consumidores dessas cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Isso possibilita a regularização dos débitos antes da interrupção do serviço.

Esse serviço inédito, que está sendo lançado nessas duas cidades, beneficia clientes com atraso no pagamento da fatura e que estariam sujeitos ao corte. Com a nova função, os agentes da Sociedade Civil de Saneamento (SCS), empresa contratada pela Sanepar e que já presta serviços na região, podem propor o pagamento da dívida no momento da visita. O cliente receberá opções à vista no débito ou parceladas no crédito, em até 12 vezes com juros. O pagamento é feito na hora somente por meio de uma máquina POS (Point of Sale), evitando o corte imediato do fornecimento. Nenhum dos agentes irá receber pagamento em dinheiro.

“Queremos expandir ainda mais essa proposta que oportuniza quitar os débitos de forma rápida. E assim seguimos sempre buscando estratégias para que toda a população atendida pela empresa mantenha ininterrupto o acesso à água”, afirma Wilson Bley, diretor-presidente da Sanepar. 

O treinamento focou em preparar os agentes para o atendimento humanizado e eficiente, além de instruí-los sobre o funcionamento da máquina POS. O equipamento, desenvolvido pela própria SCS em parceria com a Sanepar, permite registrar e quitar o débito no ato da negociação.

“Este serviço é inédito na Companhia, considerado como um processo social transformador. A começar pelas próprias equipes de corte, que agora foram capacitadas para negociar e interagir com os nossos clientes sempre de forma respeitosa”, reforça o diretor comercial, Bihl Zanetti.

O gerente Comercial Thiago Semicek explica que “essa é uma proposta da Sanepar de oportunizar ao cliente mais uma forma de pagamento. É o início de um projeto que está totalmente alinhado à nossa política de clientes, ao nosso compromisso social e ao conceito Ambiental, Social e Governança (ASG), pensando em dar mais oportunidade e respeito ao nosso cliente que pode estar passando por alguma dificuldade financeira”.

Nesta fase inicial, o projeto contempla apenas Piraquara e Quatro Barras, mas a Companhia já se prepara para expandir o modelo para outros municípios.

Como identificar os agentes da Sanepar e evitar golpes -Para garantir a segurança dos moradores, os agentes oficiais sempre estarão identificados com o nome da empresa prestadora de serviço – SCS, por meio de uniforme e crachá. Além disso, o cliente pode conferir se as informações exibidas na máquina POS coincidem com os dados do aplicativo da Sanepar ou que podem ser verificadas pelo WhatsApp oficial da Companhia: (41) 99544-0115.

Outras formas de pagamento - Além da negociação presencial com os agentes, os clientes da Sanepar têm diversas opções para quitar débitos. É possível pagar as faturas por meio de agentes bancários, pix, débito automático ou diretamente em lotéricas. Farmácias e mercados credenciados também estão autorizados a receber os pagamentos. Saiba mais aqui. 

A Sanepar ainda oferece o programa Água em Dia, que facilita a renegociação de dívidas com condições especiais. Por meio dele, o cliente pode parcelar débitos em até 48 vezes, com a retirada de multa e juros. Para quem está cadastrado no programa Água Solidária, o parcelamento pode chegar a 60 vezes. Confira mais informações aqui.

 

 

Galeria de fotos

250516_-_agentes_recebem_capacitacao3.jpeg
250516_-_agentes_recebem_capacitacao.jpeg
250516_-_thiago_semicek.jpeg
250516_-maquina_pos.jpeg