Sanepar chama novas empresas para terminar obras de esgoto em Saudade do Iguaçu
A meta é que 65% da cidade seja servida com as redes coletoras de esgoto na conclusão das duas etapas previstas
Estão previstos 16,6 quilômetros de redes coletoras de esgoto e 686 ligações prediais nos bairros Centro, Pioneiros, Colina, Araucária e Industrial, uma estação elevatória e uma estação de tratamento de esgoto, além de outros 9,2 quilômetros de outras tubulações, como interceptores, linhas de recalque e emissários. Os investimentos destinados para esta etapa são R$ 13,2 milhões.
A implantação foi paralisada em razão da suspensão do contrato com a empresa que estava executando o empreendimento desde março. O motivo foi o baixo desempenho na execução das obras. O gerente de Obras e Projetos Sudoeste, Aurio Bonilha Junior, explica que esse imprevisto que está gerando desconforto para a população e transtornos para a Sanepar é momentâneo. “A Sanepar está acelerando a tramitação do processo de contratação de nova empresa para dar continuidade a execução dos serviços e finalizar todo o empreendimento de forma mais célere possível”, afirma o gerente.
Além dessa etapa, a Sanepar tem previsto mais redes coletoras para que a cidade alcance 65% no indicador de coleta e tratamento de esgoto. Em paralelo, segue o processo de contratação da estação de tratamento. “Essa unidade foi projetada para ter uma tecnologia diferenciada. Será uma espécie de jardim filtrante, por sistema de wetlands para fazer o tratamento de esgoto”, destaca Aurio.