Loading spinner

Sanepar conclui primeira etapa das obras do interceptor em Guarapuava

25/03/2011

A Sanepar está concluindo a primeira etapa das obras do interceptor de esgoto Norte-Sul em Guarapuava. Duas equipes trabalham simultaneamente, na Vila Bela e entre a Vila Carli e o Jardim das Américas. Estão sendo assentados 1,2 mil metros de tubos de concreto com um metro de diâmetro. Ao todo, serão cerca de 6,5 mil metros de rede interceptora que vai ligar a região da Vila Carli à Estação de Tratamento de Esgoto Vassoural, por isso o interceptor é chamado Coletor-tronco Norte-Sul. O investimento é de R$ 8.435.000,00.

A rede interceptora começou a ser implantada às margens do Rio Cascavel, na Vila Bela. Nos próximos dias, deve ser iniciado o assentamento da tubulação de esgoto sob a Avenida Moacir Júlio Silvestri, logo após o trevo que dá acesso ao Jardim das Américas. Quando as equipes iniciarem os trabalhos, o trânsito deverá ser interrompido no trecho da avenida onde a rede será instalada.

Na segunda etapa serão instalados 2,2 mil metros de tubulação. A obra será executada em região alagadiça, que exige tubulação de material diferenciado. Já foram assentados 600 dos 1,9 mil metros de tubulação de concreto.

Cidade beneficiada - O interceptor Norte-Sul vai beneficiar toda a população de Guarapuava, porque o esgoto da maioria dos coletores da cidade deverá ser lançado nesta nova rede. “A conclusão do interceptor está prevista para setembro, e permitirá que a Estação de Tratamento de Esgoto Norte (Vila Carli) seja desativada", adianta o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone. Além disso, será possível ampliar a rede coletora de esgoto distribuída pela cidade.

Após a conclusão do interceptor, a Sanepar deve lançar o edital de licitação para as obras de ampliação de rede. Nos próximos três anos, a previsão é implantar mais 175 mil metros de rede em Guarapuava.

Para o morador da Vila Carli, João Maria Ferreira, a desativação da ETE Norte será bem-vinda. "Hoje em dia a estação de tratamento não nos incomoda. Mas quando desativar vai ser melhor.” A região onde seu João Maria reside está contemplada no projeto de ampliação da rede coletora de esgoto.

A Companhia vai investir R$ 30 milhões em saneamento no município até 2013. Atualmente, 100% da população urbana é abastecida com água tratada. As ampliações da rede vão elevar o índice de coleta dos atuais 71% para 80%, sendo que todo esgoto coletado é tratado.

 

 
Rede interceptora começou a ser construída em novembro do ano passado; já foram assentados 1,6 mil metros de tubulação


Interceptor passa sob o Rio Cascavel, que recebe os efluentes das Estações de Tratamento de Esgoto de Guarapuava
 

Galeria de fotos

110325_guarapuava_-_concluida_grande_obra_de_esgoto1.jpg