Loading spinner

Sanepar faz manobras operacionais para abastecer Guarapuava

População deve colaborar evitando qualquer forma de desperdício de água

17/10/2014

As altas temperaturas verificadas no mês de outubro elevaram o consumo de água tratada em todo o Paraná. Em Guarapuava, no último fim de semana, o consumo atingiu o dobro da capacidade da Estação de Tratamento de Água, que é de 320 litros por segundo. Em horários de pico, foram necessários 600 litros por segundo, comprometendo o nível dos reservatórios da Vila Santana, que armazenam a água distribuída para a maior parte da cidade.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está realizando manobras operacionais, que interrompem o fornecimento de água em pontos localizados da cidade. A medida será adotada até que ocorra a estabilização dos reservatórios para evitar que as mesmas regiões da cidade sejam afetadas com a falta de água. Todas as manobras são publicadas no site www.sanepar.com.br e nas redes sociais e encaminhadas à imprensa local para divulgação. O prazo para a estabilização dos reservatórios tem relação direta com o consumo de água, que é alterado de acordo com as temperaturas.

Durante este período, a Sanepar solicita que a população colabore consumindo a água tratada de forma racional, evitando qualquer forma de excessos, como lavar calçadas, veículos e encher piscinas.

Além das altas temperaturas, nesta semana foi necessária a manutenção corretiva de uma válvula (de retenção) de uma das duas adutoras da cidade, o que reduziu a produção de água por 9 horas consecutivas, diminuindo o nível dos reservatórios e afetando a distribuição de água da cidade.

Imóveis sem reservação domiciliar (caixa-d’água) são os primeiros a ser atingidos pela falta de água. Por isso, a Sanepar recomenda que todo imóvel tenha caixa-d’água. conforme estabelece a NBR (Norma Brasileira) 5626 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

OBRAS – A empresa investe no Sistema de Abastecimento de Água, com obras em fase de conclusão na Estação de Tratamento da Vila Santana e nas redes de distribuição. Em novembro serão iniciadas, em caráter emergencial, obras para ampliação da captação de água do Rio das Pedras. Ainda em 2014 será aberta licitação de mais um reservatório com capacidade para 4 milhões de litros As obras devem iniciar em 2015.

Além dessas obras, a empresa está concluindo o projeto integral para a obra do sistema de abastecimento, que prevê a ampliação da capacidade de produção para 600 litros por segundo. Esse projeto inclui a instalação de novos conjuntos motobombas na captação, mais uma adutora, ampliação da Estação de Tratamento, implantação de novos anéis de distribuição e melhorias na rede de distribuição de água.