Loading spinner

Sanepar faz vistorias técnicas no distrito de Floriano, em Maringá

Os quase 300 imóveis beneficiados pela ampliação do serviço de esgotamento sanitário no distrito passarão pela vistoria

08/10/2025 -
Maringá

A Sanepar iniciou neste mês de outubro o trabalho de Vistoria Técnica Ambiental (VTA) em imóveis de Floriano, distrito de Maringá, que passaram a contar com o serviço de coleta e tratamento de esgoto. A interligação à rede foi liberada em julho, e beneficia 296 imóveis do distrito.

As vistorias ocorrerão em duas etapas, a serem realizadas até o fim do ano. O objetivo do trabalho é confirmar se a ligação à rede coletora foi realizada, conforme determina o Código Sanitário Estadual, e se está dentro das normas técnicas previamente orientadas à comunidade. Será conferida a instalação da caixa de gordura e as ligações das águas servidas da cozinha, banheiro e lavanderia, se não há água de chuva interligada à rede de esgoto, e a desativação de fossas nos imóveis que já dispõe do serviço público de esgotamento sanitário.

“Estamos fazendo a primeira vistoria agora, com todas as orientações no caso de necessidade de adequação, e verificando a efetividade da interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto. Nos imóveis que apresentarem alguma pendência, a equipe retornará em 30 dias para conferir a regularidade da interligação”, detalha a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Andrea Fontes Silva.

Ela lembra que a interligação à rede coletora de esgoto é uma forma de proteger a saúde das pessoas e preservar o meio ambiente. “Por isso é fundamental que a interligação do esgoto seja realizada corretamente, evitando futuros transtornos para a comunidade e para os próprios moradores”, alerta. 

Na vistoria, os agentes aplicam corante nos vasos sanitários, pias, tanques, ralos e saída de máquinas de lavar roupa e louça, observando se o esgoto com o corante chega corretamente à rede coletora. Se preferir, o cliente poderá ele próprio fazer o lançamento do corante nos pontos orientados pelos agentes.

O trabalho é feito por equipe de empresa contratada, treinada e fiscalizada pela Sanepar. Eles estarão identificados com crachá, uniforme e a inscrição “A Serviço da Sanepar”.

Em Floriano, a Sanepar implantou 10 mil metros de redes coletoras de esgoto e uma moderna estação de tratamento, o que viabiliza o aumento do atendimento no distrito de 24% para 65% da população. Somados aos investimentos em Iguatemi, a Sanepar aplicou quase R$ 40 milhões em recursos para levar o acesso ao esgotamento sanitário aos distritos de Maringá.

Galeria de fotos

Sanepar inicia vistorias técnicas no distrito de Floriano, em Maringá
Sanepar inicia vistorias técnicas no distrito de Floriano, em Maringá
Sanepar inicia vistorias técnicas no distrito de Floriano, em Maringá