Sanepar inicia implantação da rede de esgoto
As obras vão permitir a desativação da estação elevatória instalada nas margens Lago, no Bairro Caravelle
A partir da próxima segunda-feira (2), a Sanepar inicia as obras de implantação de 2,8 quilômetros de interceptor de esgoto na margem direita do Lago Municipal de Cascavel. Para executar a obra, trechos da pista de caminhada serão interditados por cerca de 180 dias. A interdição vai garantir a segurança das pessoas que transitam pela pista e também das equipes que estarão trabalhando no local.
Os últimos detalhes para o início das obras foram definidos na manhã desta quinta-feira (29) durante reunião entre equipes da Sanepar e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O secretário Paulo Carlesso disse que o município entende a necessidade da obra e autorizou a interdição da pista. “Durante a execução dos trabalhos será vedado, temporariamente, o trânsito de pessoas no local a fim de evitarmos qualquer tipo de acidente”, destacou.
O interceptor é uma rede de grande porte responsável por receber o esgoto das redes coletoras e transportá-lo até a estação de tratamento de esgoto. O gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, explica que depois da obra concluída será possível desativar a estação elevatória de esgoto que fica na cabeceira do Lago. “Estamos atendendo uma antiga reivindicação dos moradores”, lembrou.
INVESTIMENTO - As obras fazem parte do projeto de ampliação do Sistema de Esgoto Sanitário que, além do interceptor, conta com a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Sul e com a implantação de mais de 21 quilômetros de redes coletoras. Ao término do empreendimento, mais 1.141 imóveis dos bairros Pacaembu, Presidente, parte do Cataratas e do Cascavel Velho serão atendidos com o serviço de coleta e tratamento de esgoto.
“O empreendimento de mais de R$ 12 milhões vai ampliar o índice de atendimento de esgoto para 90%, modernizar a Estação de Tratamento e assegurar melhor qualidade de vida para a população do entorno e para os frequentadores do Lago Municipal de Cascavel”, explica Bueno.
Em agosto do ano passado, o projeto da obra foi apresentado aos moradores da Região do Lago Municipal de Cascavel. Os participantes da audiência pública aprovaram, por unanimidade, a realização das obras. A realização da audiência foi uma recomendação do Ministério Público.