Loading spinner

Sanepar intensifica busca de vazamento oculto em Araruna

Trabalho de identificação foi feito em 23% das ligações de água da cidade; agora Companhia está trabalhando no conserto das tubulações

16/07/2025

A Companhia de Saneamento do Paraná está intensificando o trabalho para identificar vazamentos ocultos nas redes de distribuição de Araruna, na região Noroeste do estado. O trabalho busca reduzir o desperdício de água e a ocorrência de interrupções no abastecimento.

A pesquisa pelos vazamentos impacta positivamente o serviço de abastecimento de água de dois modos. Primeiro, em combater o desperdício de água que não conseguimos ver, pois em vazamentos ocultos a água infiltra-se no subsolo, dificultando a identificação. E, também, essas pequenas fissuras na tubulação provocam a fuga de água, o que altera a pressão na rede, provocando falta de água eventual.

A PESQUISA - O serviço é feito com um aparelho, chamado geofone, que consegue auscultar a rede de distribuição e identificar ruídos característicos de vazamento na tubulação. Até este mês, foram feitos trabalhos nos jardins Kielse, Primavera, Village e Zanutto, verificando mais de 1280 ligações nessas regiões.

Com a conclusão do trabalho de identificação de vazamento, teve início o serviço de conserto das tubulações. Por isso, para realizar os reparos, a Sanepar precisa interromper o fornecimento de água por alguns períodos do dia. Estas intervenções são temporárias, não ultrapassando quatro horas entre o início e o fim do serviço. Os clientes que possuem caixa-d’água residencial não percebem o desabastecimento.

Tanto o trabalho de auscultar a rede e as ligações para identificar vazamentos, quanto a realização dos reparos necessários na tubulação, vão continuar pelos próximos meses. “Até o momento, os técnicos conseguiram atingir 23% do total de ligações de água do município. A previsão é realizar o trabalho na cidade inteira”, informa a gerente regional da Sanepar Araceli Stela.

Galeria de fotos

geofone_1.jpg
geofone_2.jpg