Sanepar leva teatro do Clubinho da Água a mais de 300 crianças em Foz
Objetivo da ação é ampliar o relacionamento da empresa com a comunidade
Mais de 300 crianças da rede pública de ensino de Foz do Iguaçu aliaram diversão e cultura nesta sexta-feira (20) assistindo ao teatro de bonecos “Os Bichos”. A peça é uma atividade do Clubinho da Água, iniciativa de Relações Públicas da Sanepar voltada ao público infantil e destinada a ampliar o relacionamento da empresa com a comunidade. Com marionetes (bonecos de fios) e bonecos de luva, o espetáculo aborda o tema ambiental de modo sutil e divertido, usando linguagem adequada para crianças de 3 a 11 anos e capaz de encantar pessoas de todas as idades.
A peça conta a história de dois amigos, um boi e um burro, que decidem deixar o sítio em que vivem e partir para a cidade grande. Os dois animais pretendem usar os talentos artísticos dos bichos para sensibilizar os seres humanos sobre a necessidade de proteger o planeta e, principalmente, nosso bem mais precioso: a água. A valorização da natureza e o respeito pela cultura se fazem presentes neste espetáculo onde samba, música clássica e até funk são interpretados de forma divertida.
Luiz Henrique Scozpaniza e Gabriel Henrique da Silva, alunos do primeiro ano do Colégio Antonio Gonçalves Dias, adoraram o teatro. “Gostei mais do sapo pianista e do jeito que ele cantou. Aprendi que a gente não pode poluir a água”, disse Luiz Henrique. Já Gabriel gostou mais “da música do cachorro tocando violão”.
Para as alunas do 6º ano do Colégio Jorge Schimmelpfeng, Fernanda Godoi, Laura Beatriz Nunes Ribeiro e Emanuela Almeida, a mensagem sobre a importância em economizar a água foi compreendida. “Foi muito lindo os bichos cantando músicas sobre como preservar a natureza”, disse Fernanda. Laura e Emanuela prometeram tomar banhos mais curtos “para economizar água”.
A professora de Língua Portuguesa, Alessandra Damasceno destacou que “a sensibilização por meio do teatro é importante para a conscientização das crianças e deve auxiliar o professor a incentivar a transformar o conteúdo apreendido em atitude”. A diretora do Colégio Antonio Gonçalves Dias, Érica Theodorizitz, disse que este tipo de trabalho é muito importante para a escola e para os alunos. “Estas apresentações ajudam muito o trabalho do professor, pois reforçam o conteúdo desenvolvido pelo professor em sala de aula”, diz.