Loading spinner

Sanepar participa da Semana Acadêmica de Engenharia Civil da UFPR

Até quinta-feira (24) profissionais e técnicos da Companhia darão palestras todos os dias para estudantes, professores e comunidade. Neste ano, a empresa é patrocinadora diamante do evento

22/10/2024


Profissionais e técnicos da Sanepar participam, até sexta-feira (25), da Semana Acadêmica de Engenharia Civil (SAEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Companhia realizará palestras e workshops diariamente, pela manhã e à tarde, para todos os participantes do evento. Completando 30 anos em 2024, a SAEC tem a Sanepar como patrocinadora diamante este ano.

Na cerimônia de abertura, na segunda-feira (21), o diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, falou dos desafios e oportunidades no setor de saneamento e de engenharia sanitária e ambiental. Lembrou dados que colocam a Companhia como uma das maiores América Latina. “A Sanepar coleta mais de 80% do esgoto doméstico do Paraná, em 344 municípios do Estado e trata 100% do esgoto coletado. É um percentual bastante acima da média nacional, na faixa dos 50%. Nós atuamos na melhoria da saúde das pessoas e trabalhamos para a universalização. Nesse sentido, vocês terão um papel muito importante, porque a Sanepar vai investir nos próximos cinco anos R$ 11 bilhões em obras na área de saneamento. Isso significa um mercado de trabalho pujante. Isso representa que vocês, que estão começando agora, têm uma oportunidade para ter como norte na carreira”, ressaltou. Risden representou o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.

Ao comentar sobre a visita técnica que será realizada na Estação de Tratamento de Esgoto Belém, em Curitiba, Risden ressaltou que esta é uma oportunidade para os alunos explorarem o capital intelectual e a tecnologia utilizada. “Quero chamá-los a conhecer melhor a Sanepar nos próximos dias. Teremos profissionais da Companhia à disposição durante a Semana Acadêmica. Vocês vão visitar a ETE Belém, e vão sentir orgulho do que verão lá em termos de tecnologia, de obra, de empreendedorismo numa empresa paranaense. Esta área de saneamento é muito importante para o país. E, para vocês que estão terminando o curso, ter uma empresa como a Sanepar como possibilidade de trabalho é uma oportunidade ímpar. Quero incentivá-los para que, daqui a algum tempo, vocês também estejam atuando nesta área de saneamento”, destacou.

Nesta quarta-feira (23), vários profissionais da Companhia farão parte da programação. Um deles é o engenheiro e pesquisador da Sanepar Palestrante desta quarta (23) na programação, que envolve vários outros profissionais da Companhia, o engenheiro e pesquisador da Sanepar Gustavo Possetti que relembrou, na abertura da SAEC, um pouco da sua trajetória profissional. “Comecei no petróleo e gás, passei pela área de energia elétrica, e fui para a Sanepar, onde estou há quase 15 anos. Não esqueço do dia em que o telegrama chegou em casa me convocando para eu trabalhar na Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Companhia, depois de aprovado no concurso. Muito do que foi dito pelo diretor Risden de fato nos coloca numa posição privilegiada. Quando a gente sai do país para poder falar em nome da Sanepar, como engenheiro, como ex-aluno da UFPR, eu particularmente me orgulho demais. E como o diretor também disse, o trabalho que a gente vem fazendo vem sendo reconhecido internacionalmente. Torço para que vocês realmente se inspirem na perspectiva da engenharia, e que o saneamento possa ‘beliscar’ vocês também.”

Nesses quatro dias, a Sanepar leva aos acadêmicos temas diversos e que impactam, de alguma forma, nas várias áreas da engenharia. Na segunda (21), Eidilaine Ribeiro da Silva falou sobre ‘Matérias para saneamento’; o diretor de Meio Ambiente Julio Gonchorosky falou sobre ‘Água e a conservação da natureza’; e Mario Emilio Samways palestrou sobre ‘Obras especiais de saneamento – Barragem’. Na terça (22), Heber de Andrade, Jeruza Scheibe e Anderson Sabbag falaram sobre ‘Estruturas e geotécnica para saneamento’; Juliana Piloto deu uma aula sobre ‘Desenvolvimento operacional – Soluções para combate a perdas’ e Patrícia Pauldo apresentou ‘Equipamentos para diagnóstico operacional no processo Água’.

Nesta quarta (23), os workshops serão sobre ‘Saneamento ambiental – Tratamento’, com Cesar Augusto Marin; ‘Equipamentos para diagnóstico operacional no processo Esgoto’, com Murilo Bertolino; e ‘Obras especiais de saneamento – ETE Atuba Sul’, com Douglas Peres. Na quinta-feira (24), Roberta Filippini explanará sobre ‘Gases de Efeito Estufa e mudanças climáticas’ e Charles Carneiro sobre ‘Aproveitamento do lodo’.

Na abertura, estiveram presentes ainda, a coordenadora do curso de Engenharia Civil da UFPR e presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes – Seção PR), professora Selma Cubas; o presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia do Paraná, Alexandre Augusto Bressan Bora; o diretor de Tecnologia da UFPR, professor Luiz Fernando de Lima Luz Junior; o pró-reitor de Graduação, professor Julio Gomes; o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, José Carlos Lopes da Conceição e o supervisor da Semana Acadêmica, Daniel Fontes Leão.

Galeria de fotos

img_0573.png
img_0612.png
abertura.png
241022_ufpr_semana_engenharia_sanepar_julio_gonchoroski_2.png
241022_ufpr_semana_engenharia_sanepar_diretor_anatalicio_risden.png