Sanepar qualifica comunidade para fazer a ligação de esgoto e pequenos reparos hidráulicos
Em 2024, Companhia capacitou 560 pessoas em 15 cidades. Nesta semana, o curso ocorreu em Telêmaco Borba, com a participação de alunos da Educação de Jovens e Adultos
Uma parceria entre a Sanepar e o Centro Municipal de Educação Básica de Jovens e Adultos (CMEBJA) que funciona na Escola Municipal Leopoldo Mercer, em Telêmaco Borba, reuniu alunos da Educação de Jovens e Adultos para um curso sobre Ligação Predial Hidrossanitária. Nesta semana, durante duas noites, a turma de 27 alunos foi qualificada para realizar serviços de manutenção hidráulica e pequenos reparos, e também para executar a ligação predial de esgoto nos imóveis.
O curso integra o trabalho de Responsabilidade Social da Companhia, por meio do Programa de Fortalecimento Comunitário para a Gestão do Saneamento, que acompanha obras de ampliação de sistemas de água e esgoto em todo o Estado. Somente no primeiro trimestre deste ano, a Sanepar já capacitou 120 pessoas, em seis cursos promovidos nas cidades de Apucarana, Piraí do Sul, Cerro Azul e São Jorge do Patrocínio. Em 2024, a equipe de Educação Ambiental da Companhia levou o Curso de Ligação Predial Hidrossanitária para 15 municípios, qualificando cerca de 560 pessoas.
A gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes, explica que o propósito do curso é oferecer orientação técnica para a comunidade, para que a ligação predial de esgoto seja feita corretamente. “A ligação hidrossanitária instalada de acordo com as normas técnicas contribui para a qualidade do serviço de saneamento e a qualidade de vida dos moradores, protegendo o meio ambiente e evitando problemas futuros para a comunidade”, afirma. Ela explica que o Curso também capacita os participantes para a realização de manutenção e pequenos reparos em instalações hidráulicas domésticas, dando oportunidade de autonomia, economia e até geração de renda complementar, para homens e mulheres.
AUTONOMIA - A cozinheira Ana de Fátima Paulino Machado, moradora do Jardim Bom Jesus, em Telêmaco Borba, é aluna da EJA e participou do curso da Sanepar nesta semana. Viúva há oito anos, viu no aprendizado uma forma de resolver sozinha problemas simples que surgem em casa, como consertar pequenos vazamentos na torneira ou na válvula de descarga do banheiro.
“O curso foi maravilhoso, muito importante. Me ensinou coisas que eu nunca imaginei fazer, um conhecimento que eu não tinha. Não sabia como trocar uma ‘borrachinha’ de torneira. Às vezes ficava dois, três dias pingando, tinha que chamar alguém até que viesse, sendo que é uma coisa tão prática, que a gente pode fazer. Fizemos o treinamento para trocar os reparos das torneiras, dos chuveiros, coisas básicas que eu não tinha noção de como fazer. Foi muito gratificante mesmo”, descreve Ana. O curso em Telêmaco Borba foi ministrado pelo técnico em edificações, Gabriel de Souza Oliveira.
Para o mês de maio, três novos cursos já estão programados, desta vez exclusivamente direcionados às mulheres. Serão dois em Fazenda Rio Grande e um em Campo do Tenente. As inscrições são organizadas pelos CRAS locais.
OBRAS – Em Telêmaco Borba, o trabalho educativo com a comunidade acompanha o andamento das obras no sistema de esgotamento sanitário, que envolve uma estação elevatória e a ampliação da rede coletora de esgoto, para atender mais 590 imóveis. O investimento é de R$ 6,9 milhões.