Sanepar realiza missão técnica na França e na Espanha

Companhia busca modelos e tecnologias eficientes e inovadoras para soluções em saneamento ambiental

21/02/2025
Diretores e técnicos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) estão em missão internacional na Espanha e na França para avaliar modelos, estratégias e soluções tecnológicas que possam promover maior eficiência, agilidade e otimização de recursos nas questões relacionadas ao saneamento ambiental no Estado. Na França, a convite da empresa Phytorestore, a equipe da Sanepar esteve em Paris, Lyon e em regiões ao redor dessas cidades, incluindo duas biofazendas: SCEA Eco-ferme Moulin Du Bois e Bioferme La Brosse Montceaux.

As biofazendas visitadas pela Sanepar na França possuem centrais de recebimento de resíduos orgânicos, com foco em lodo e podas de árvores, promovendo o tratamento e a valorização dos lodos por meio de jardins filtrantes, tecnologia que estabiliza os materiais orgânicos utilizando plantas e que é um tipo de Solução baseada na Natureza (SbN). O material final é um composto utilizado nos cultivos das biofazendas e distribuído a agricultores locais. Além disso, também são gerados e comercializados produtos de alto poder calorífico à base de biomassa.

Durante a visita, a equipe da Sanepar foi recebida pelo CEO da Phytorestore, Thierry Jacquet, e por representantes da Phytorestore Brasil. A visita resultou em discussões sobre oportunidades de colaboração, com o compromisso firmado de realizar estudos conjuntos para avaliar a viabilidade de implementar uma biofazenda no Paraná.

PARCERIA - Na Espanha, a comitiva foi convidada pela empresa Acciona para visitar seu campus em Madri, sendo recebida pelo CEO, José Díaz Caneja, e por sua equipe de diretores. A Acciona venceu um dos lotes das parcerias público-privadas ofertadas pela Sanepar e será responsável pela construção e operação de sistemas de esgotamento sanitário em alguns municípios do Paraná pelos próximos 24 anos.

Eles também visitaram a sede da empresa pública Canal Isabel II, em Madri, onde foram recebidos pelo conselheiro delegado, Mariano González Sáez, e por sua equipe. Durante a visita, foram identificados pontos de sinergia entre as empresas, com potencial para futuras parcerias, especialmente nas áreas de inovação e sustentabilidade.

Em seguida, a equipe conheceu a unidade de tratamento de lodos de Lorches, operada pelo Canal Isabel II e construída pela Acciona. A planta possui um sistema de secagem térmica com leito fluidizado, uma unidade de compostagem e um sistema de cogeração de energia elétrica a partir de gás natural. O composto final e o lodo seco são comercializados para agricultores, enquanto a energia elétrica gerada é vendida.

Segundo o presidente da Sanepar, Wilson Bley, as visitas técnicas e a troca de experiências têm sido extremamente valiosas. “A Sanepar segue com seu trabalho contínuo de busca por melhorias em seus serviços, com um esforço constante de estudos para trazer ao Paraná as melhores tecnologias disponíveis no mundo. A gestão do lodo gerado nos processos de tratamento da Sanepar é uma das questões que tratamos com atenção especial, sendo uma das razões principais dessa viagem. Vamos avaliar o que pode ser implementado pela Sanepar e como isso deve ser feito, para que a inovação, a eficiência e a otimização de recursos continuem a ser pilares para a universalização do saneamento, garantindo o fornecimento de água e esgoto para as gerações atuais e futuras”, detalha Bley.

Além do presidente da Sanepar, a comitiva internacional da Sanepar inclui o membro do Conselho de Administração da Sanepar, João Biral Júnior, o diretor de Inovações e Novos Negócios da Companhia, Anatalicio Risden Junior, o especialista em Novos Negócios da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti, e o técnico da Gerência de Pesquisa e Inovação, Murilo Duma.

Galeria de fotos

250220_mat_sanepar_trp_dp_missao_franca04.jpeg
250220_mat_sanepar_trp_dp_missao_franca01.jpeg
250220_mat_sanepar_trp_dp_missao_espanha11.jpeg
250220_mat_sanepar_trp_dp_missao_espanha07.jpeg