Sanepar realiza Semana de Integridade e reforça compromisso com a transparência
Participaram cerca de 3.500 empregados de forma presencial e virtual e palestrantes de referência nacional nos temas
No primeiro dia do evento, foi lançado o novo Programa de Integridade, que passou por sua primeira revisão desde sua implantação em 2019. Com esta revisão, são oito pilares que norteiam a cultura da integridade na Companhia: Governança, Riscos, Instrumentos, Comunicação, Gestão da Consequência, Monitoramento, Terceiros e Diversidade. O diretor de Riscos e Compliance da Sanepar, Fernando Guedes, compartilhou também a revisão do Código de Conduta e Integridade da Sanepar e o Código de Conduta e Integridade para Terceiros, que terão sua vigência a partir de 2023.
Foi apresentado o tema Diversidade, que é o novo pilar do programa, com participação da primeira leiturista mulher da Sanepar, a negra Jandira Tomaz, de um empregado que tem um filho autista que é beneficiado por um programa da Sanepar, da diretora Administrativa Priscila Marchini, representando as mulheres em cargos diretivos. Fechando a temática, a consultora Letícia Sugai, especialista em Programa de Integridade e Compliance, falou sobre a conexão prática entre Diversidade e Integridade nas empresas.
A transparência, a lei de acesso à informação e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foram tema de um painel que reuniu as áreas de Governança, Comunicação e Tecnologia da Informação. Foram abordados os cuidados individuais de prevenção a invasão à rede e sistemas da empresa, o Portal da Transparência, normas e documentos que regem as práticas da Sanepar neste quesito, e houve palestra de Fabrício da Mota Alves, da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), sobre direitos e deveres em relação à proteção ao indivíduo por meio do tratamento dos dados.
No Dia Mundial do Combate à Corrupção (9), diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile, e o desembargador convidado Fernando Quadros, encerraram o último dia da Semana num bate-papo sobre conduta e integridade. Stabile reforçou o compromisso da empresa com a transparência, a retidão e a verdade. “São mais de 6 mil saneparianos que merecem nada menos do que nosso compromisso inegociável com o que é correto.”