Loading spinner

Sanepar realiza Semana de Integridade e reforça compromisso com a transparência

Participaram cerca de 3.500 empregados de forma presencial e virtual e palestrantes de referência nacional nos temas

13/12/2022
A Sanepar realizou a Semana da Integridade 2022, de 5 a 9 de dezembro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Participaram cerca de 3.500 empregados da Companhia, de forma presencial ou virtual. Houve ainda transmissão em libras, em ação voluntária de um empregado da Companhia.

No primeiro dia do evento, foi lançado o novo Programa de Integridade, que passou por sua primeira revisão desde sua implantação em 2019. Com esta revisão, são oito pilares que norteiam a cultura da integridade na Companhia: Governança, Riscos, Instrumentos, Comunicação, Gestão da Consequência, Monitoramento, Terceiros e Diversidade. O diretor de Riscos e Compliance da Sanepar, Fernando Guedes, compartilhou também a revisão do Código de Conduta e Integridade da Sanepar e o Código de Conduta e Integridade para Terceiros, que terão sua vigência a partir de 2023.

Foi apresentado o tema Diversidade, que é o novo pilar do programa, com participação da primeira leiturista mulher da Sanepar, a negra Jandira Tomaz, de um empregado que tem um filho autista que é beneficiado por um programa da Sanepar, da diretora Administrativa Priscila Marchini, representando as mulheres em cargos diretivos. Fechando a temática, a consultora Letícia Sugai, especialista em Programa de Integridade e Compliance, falou sobre a conexão prática entre Diversidade e Integridade nas empresas.

A transparência, a lei de acesso à informação e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foram tema de um painel que reuniu as áreas de Governança, Comunicação e Tecnologia da Informação. Foram abordados os cuidados individuais de prevenção a invasão à rede e sistemas da empresa, o Portal da Transparência, normas e documentos que regem as práticas da Sanepar neste quesito, e houve palestra de Fabrício da Mota Alves, da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), sobre direitos e deveres em relação à proteção ao indivíduo por meio do tratamento dos dados.

No Dia Mundial do Combate à Corrupção (9), diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile, e o desembargador convidado Fernando Quadros, encerraram o último dia da Semana num bate-papo sobre conduta e integridade. Stabile reforçou o compromisso da empresa com a transparência, a retidão e a verdade. “São mais de 6 mil saneparianos que merecem nada menos do que nosso compromisso inegociável com o que é correto.”

Galeria de fotos

20221209_-_semana_da_integridade_-_combate_a_corrupcao___-357.jpg