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Sanepar retoma vistorias nas ligações de esgoto de Maria Helena

Equipes contratadas irão fazer a verificação em 853 imóveis, nos próximos três meses

17/10/2024
A Sanepar reinicia na próxima semana os trabalhos de vistoria técnica e ambiental em 853 imóveis contemplados com a rede de coleta de esgoto em Maria Helena. As vistorias serão feitas pelas equipes da empresa Trezzi e Bonato, contratada pela Sanepar, num prazo estimado de três meses. Os trabalhos foram interrompidos para que os moradores tivessem mais tempo para executar as interligações dos seus imóveis ao sistema.

Nas vistorias, as equipes analisam se a ligação do imóvel à rede coletora de esgoto foi feita de forma adequada a fim de evitar transtornos operacionais, danos ao meio ambiente e incômodo à população. A verificação inclui todas as instalações sanitárias: canalização do esgoto, caixa de gordura na saída das pias de cozinha ou de churrasqueiras e tubulação da água da chuva.

A gestora de educação socioambiental da Sanepar, Andrea Fontes, diz que vale lembrar que as ligações feitas de forma inadequada podem trazer transtornos para o morador e para a cidade. Se as calhas de chuva estiverem interligadas ao sistema de esgoto pode haver extravasamento em vias públicas ou refluxo do esgoto para dentro dos imóveis. E, se o esgoto for lançado nas galerias de águas pluviais, o prejuízo ambiental é grande, pois contamina o solo e a água dos córregos e rios. Os imóveis também precisam ter caixa de gordura eficiente. “Sem a caixa de retenção de gorduras, as tubulações ficam sujeitas a entupimentos, o que, além do mau cheiro, pode causar danos e rompimentos internos e nas redes coletoras de esgoto, além de transtornos nas estações de tratamento”, explica a gestora.

VISTORIAS – Para o serviço de inspeção, é imprescindível a entrada dos técnicos nos imóveis com a finalidade de testar os dispositivos sanitários e de águas pluviais. Nessa visita, os técnicos fazem testes com a aplicação de corantes líquidos nas instalações hidráulicas, à base de água, aferindo sua apresentação na rede coletora de esgoto e/ou na galeria de águas pluviais.

Eles verificam ainda a caixa de gordura, pias, tanques e ralos. Se for encontrada qualquer anormalidade ou irregularidade, o morador é informado para que faça as correções, com prazo de 30 dias. As equipes irão retornar para uma segunda verificação, num prazo médio de 60 dias. Conforme determina o Código Sanitário Estadual, é obrigatória a ligação de todos os prédios residenciais, comerciais e industriais localizados em áreas servidas por sistema de coleta de esgoto.

IDENTIFICAÇÃO e SEGURANÇA – As equipes da empresa contratada utilizam coletes e crachás de identificação de prestador de serviço da Sanepar. Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 200 0115 ou na Central de Relacionamento da Sanepar, na Rua Rolândia, s/n, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30.

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