ORIENTAÇÃO
Sanepar treina equipes de obras da Prefeitura de Curitiba
Capacitação visa reduzir rompimentos das tubulações e transtornos para o sistema de abastecimento da cidade Profissionais que atuam em obras da Prefeitura
11/11/2024
Municipal de Curitiba participaram de treinamento promovido pela Sanepar sobre as redes de água e de esgoto, na sexta-feira (08). O objetivo é capacitar as equipes que fazem escavações sobre os cuidados com as tubulações para evitar danos, rompimentos e transtornos na cidade. Nessa primeira capacitação participaram 30 pessoas. As orientações foram repassadas para as equipes que estão atuando nas obras viárias do Novo Inter 2 e do Ligeirão Leste/Oeste, na Rua José Klisievicz, no Bairro Campina do Siqueira. O gerente da Gerência Regional Curitiba Norte, Ernani José Ramme, explica que esse foi um treinamento-piloto que será replicado para as demais equipes do município e também para as equipes das empresas contratadas para execução de obras em vias públicas e em calçadas da capital paranaense. Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora de Redes da Sanepar, Kelen Aparecida Suleku. O secretário de Obras do município, Rodrigo Rodrigues, disse que o treinamento é essencial para que as equipes trabalhem com mais segurança e precisão, evitando rompimentos nas redes de água. “Com isso, as obras evoluem mais rapidamente e com menor custo, garantindo que os transtornos para a população sejam reduzidos ao máximo”, apontou. O treinamento iniciou com o repasse de informações sobre o traçado e o funcionamento das redes e dos ramais que interligam os imóveis às redes públicas de abastecimento e de esgotamento sanitário. Na sequência, os técnicos da Sanepar demonstraram quais são os procedimentos que devem ser adotados no momento da escavação e os cuidados necessários para evitar que as redes e ramais rompam. Um ponto muito importante destacado foi sobre os procedimentos e atitudes que precisam ser tomados caso ocorra rompimento de rede. “Quanto mais rápida e ágil for a tomada de decisão, menores serão os impactos e transtornos para o sistema e para os clientes”, destaca a coordenadora Kelen.