Sanepar treina profissionais para atuarem na instalação de ligação de esgoto
Curso promovido pela Companhia, em Missal, capacita profissionais para fazer corretamente a ligação de esgoto das casas à rede pública
Cerca de 30 profissionais participaram, nesta quarta-feira (16), do Curso de Encanador da Sanepar em Missal. Os encanadores tiveram a oportunidade de aprimoramento técnico sobre instalações hidráulicas.
Danielison Pinto, instrutor do curso e fiscal da Gerência de Educação Socioambiental da Sanepar, disse que o curso em Missal superou as expectativas. De acordo com ele, o município acolheu a empresa com a obra de quase 55 quilômetros de rede de esgoto e a participação dos profissionais de Missal, em qualidade e quantidade, surpreendeu. “Foi um dos grandes cursos de formação ou capacitação de encanadores e pedreiros que fizemos”, afirma.
O curso foi gratuito e teve o objetivo de preparar os profissionais para executarem de forma segura e correta as ligações dos imóveis dos clientes à rede pública de coleta e tratamento. Isso é fundamental para que o esgoto siga o curso adequado até o sistema de tratamento, sem causar transtornos para os moradores ou danos ambientais por uma instalação inadequada.
Danielison também ressaltou que o curso tem a grande tarefa de fazer com que, por meio da capacitação destes profissionais, a população seja beneficiada com um serviço de coleta e tratamento de esgoto adequado.
“O curso também trata das instalações hidráulicas e intra-sanitárias e a relação com a responsabilidade social destes profissionais em relação ao desenvolvimento destas atividades para a população. E, como isso impacta no processo de coleta e tratamento de esgoto feito pela Companhia e também na carreira profissional deles.”, completa.
O prefeito de Missal, Adilto Ferrari, destacou a importância da capacitação profissional dos moradores de Missal. “Vocês estão aqui conquistando uma qualificação, que além de ajudá-los profissionalmente no mercado de trabalho, também vão auxiliar a conscientizar a população sobre a saúde e o meio ambiente. Os moradores não vão mais precisar esgotar as fossas”, disse o prefeito aos profissionais que participaram do curso.
Entre as informações repassadas, os técnicos da Sanepar falaram ainda sobre as interligações dos imóveis ao sistema de saneamento, sobre a verificação de níveis e de medições, de instalação de caixas de passagens e de gordura e sobre a canalização adequada da água da chuva. A importância da instalação e limpeza da caixa de água também foi abordada. Os participantes recebem certificado e estão aptos a fazer a ligação do esgoto.
Adelar Avelino Cavalete, mais conhecido como “pedreiro Gringo”, disse que já tem 30 anos de experiência como pedreiro e que agora veio aprender como faz a ligação do encanamento das residências na rede pública. “Foi muito bom para saber como fazer encanamento na parte de fora da casa”.
ENCONTRO COM A COMUNIDADE – Além do curso para encanadores, a Sanepar promoveu na noite de terça-feira (15), uma reunião com os moradores da cidade para falar sobre o andamento das obras de implantação do serviço de coleta e tratamento de esgoto e a importância da ligação correta entre os domicílios e a rede pública, além do uso adequado das instalações hidráulicas. Durante o encontro, os missalenses tiraram suas dúvidas sobre o andamento das obras.
OBRAS – O curso de encanador e a reunião comunitária fazem parte do Programa de Trabalho Social da Sanepar que segue em paralelo às obras de implantação do sistema de esgoto doméstico. Na cidade, por meio de convênio entre Sanepar, Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, estão sendo finalizadas as obras de instalação de quase 55 quilômetros de rede coletora, duas unidades de bombeamento e cerca de 12 quilômetros de tubulações que levarão o esgoto coletado até a estação de tratamento. Para essas obras, são investidos R$ 19,44 milhões, que irão beneficiar mais de 2.500 famílias que moram na região urbana de Missal.