Sistemas de água e esgoto de Foz do Iguaçu e o aterro de Cianorte têm excelência em gestão ambiental
Auditoria confirma que as unidades da Sanepar respeitam as normas ambientais. Sistema de Foz tem certificação há 24 anos; e o Aterro de Cianorte, 10 anos
Os sistemas de água e de esgoto de Foz do Iguaçu e o aterro de Cianorte passaram com louvor por auditoria externa da Certificação ISO 14.0001:2015. As auditorias foram realizadas, em novembro, pela QMS Certification e foram acompanhadas por equipes da Gerência de Gestão Ambiental (GGAM) e pelos gestores empregados das regionais de Foz do Iguaçu e Umuarama.
"As manutenções das certificações do SGA de Foz do Iguaçu e do Aterro Sanitário de Cianorte vêm chancelar todo o empenho dos empregados e da alta direção em relação ao desenvolvimento sustentável, garantindo assim preservação ambiental, " disse o facilitador da implementação dos Sistemas de Gestão Ambiental, Lutero Lúcio, da GGAM.
O sistema de Foz do Iguaçu recebeu, na sexta-feira (24), a confirmação de que o SGA da empresa segue evoluindo e é considerado um exemplo de atuação responsável em relação ao meio ambiente. Durante quatro dias, os auditores avaliaram as estações de tratamento de água e de esgoto, estações elevatórias, central de relacionamento, canteiros de obras e conversaram com os empregados para verificar se as normas da ISO 14.001 são aplicadas.
Implantado desde 1999, o sistema passa por auditorias externas anuais e a cada ciclo de quatro anos é realizada uma análise mais aprimorada para verificar se a prática adotada pela empresa está em conformidade com a legislação ambiental e de acordo com o estabelecido na ABNT NBR ISO 14.001. Esta análise é denominada de recertificação.
Neste ano de auditoria de recertificação, os auditores elogiaram o Sistema de Gestão Ambiental e o consideraram maduro, robusto e também o preparo e engajamento dos empregados que atuam nos processos auditados.
A gerente geral Sudoeste, Rita Camana, destacou o empenho das equipes das gerências Regional Foz do Iguaçu (GRFI) Comercial Sudoeste (GCSO), Eletromecânica Sudoeste (GEMSO) e Projetos e Obras Sudoeste (GPOSO), além do apoio fundamental da GGAM. “Essas equipes são responsáveis por manter o SGA”, disse. A gerente regional de Foz do Iguaçu, Polyana Varlett, considera o resultado da auditoria o reflexo do trabalho diário realizado pelos empregados nos últimos 24 anos. “Atingimos a maturidade de quem realiza o trabalho com convicção, consciência e compromisso ambiental”, reforça.
ATERRO CIANORTE - No dia 8 de novembro o Aterro Sanitário de Cianorte passou, com louvor, pela segunda auditoria de supervisão do SGA ISO 14001:2015. Os auditores constataram a conformidade e a eficácia do sistema de gestão ambiental.
A auditoria foi acompanhada pela alta direção do escopo, equipe responsável pelo Aterro e pela equipe da GGAM. Foram verificados os processos, a documentação e as análises críticas pela alta direção.
Em 2023, o aterro de Cianorte completou 10 anos de certificação, trazendo os desafios de fortalecer o SGA ISO 14001 como pilar de sustentação do ESG, nas interfaces com os riscos ambientais, ODS e indicadores ambientais.
"Temos orgulho pela operação do aterro sanitário de Cianorte que é modelo em gestão ambiental, 10 anos de certificação e excelência”, afirmou o gerente geral Noroeste, Sergio Portella.
Segundo o gerente regional de Umuarama, Marcos Moretto, a certificação é assegurada na maturidade da equipe e, consequentemente, da empresa no domínio do processo, trilhando um destino de sucesso, moldado em planejamento e expertise conquistada nesta caminhada."
O aterro de Cianorte foi o primeiro do Paraná a obter a certificação e também o primeiro do Brasil, sob a gestão de uma companhia estatal de saneamento, a ser reconhecido por ter seus processos executados dentro das normas técnicas ambientais. O sistema de gestão ambiental abrange os processos de recebimento, disposição e tratamento de resíduos sólidos urbanos, as atividades de suporte operacional, administrativas e de monitoramento.