Sites falsos: Sanepar alerta sobre golpe virtual
Orientação é acessar apenas o site da Companhia e os canais oficiais de atendimento da empresa
Ele reforça que é importante não clicar em links patrocinados que podem levar a sites falsos e induzir os clientes a golpes cibernéticos. “Pedimos que nossos clientes sempre busquem os canais oficiais de relacionamento com a Sanepar. E denunciem os golpes para que outras pessoas não tenham prejuízos. Na dúvida, sempre entre em contato com a Sanepar pelos canais oficiais”, afirma.
CANAIS – A Sanepar disponibiliza diversos canais para o atendimento aos seus clientes. Os modos virtuais de atendimento funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados: telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita); e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br; WhatsApp (41) 99544-0115.
Os clientes também podem acessar serviços virtuais pelo aplicativo Sanepar Mobile (disponível para celulares) e pela aba CLIENTES no site da Sanepar (https://site.sanepar.com.br/clientes), ou ir pessoalmente até uma Central de Relacionamento da Sanepar (confira endereços e horários de atendimento aqui: https://site.sanepar.com.br/consulta/escritorios-enderecos-telefones).
ALERTAS – O gerente Geral Comercial da Sanepar, Thiago Semicek, explica que, para evitar cair em golpes, observe sempre se o site em que está entrando tem exatamente este endereço: www.sanepar.com.br. “A busca em sites de pesquisa pode levar a sites falsos porque há golpistas pagando para que esses falsos links patrocinados apareçam como os primeiros resultados das buscas. Os golpistas não atuam apenas simulando o site da Sanepar, mas de várias instituições que prestam serviços e mesmo lojas que comercializam produtos on line. Uma das formas de se evitar entrar em sites falsos, é digitar o endereço do site ao invés de fazer buscas”, alerta o gerente.
Ele orienta os clientes da Sanepar a também conferirem sempre todos os dados que estão em boletos gerados pela internet – como os dados do cliente, os dados do imóvel, o número da matrícula, o valor da conta, o destinatário do pagamento, o nome da Sanepar. Semicek informa que, ao fazer pagamento via PIX, o cliente deve sempre conferir se o destinatário está em nome de Cia. de Saneamento do Paraná – Sanepar, CNPJ 76.484.013/0001-45. “O pagamento nunca é direcionado para pessoas físicas ou outros beneficiários. Desconfie de mensagens dando desconto por pagamento via PIX. A Sanepar não envia QR Code ou Chave PIX para pagamentos via PIX pelo WhatsApp ou SMS. O QR Code fica disponível somente em faturas, inclusive na segunda via”, detalha o gerente.
O QUE FAZER – A Sanepar também recomenda que os sites falsos sejam denunciados à polícia e informados para a Sanepar pelo e-mail: atendimentoaocliente@sanepar.com.br
Caso tenha sido vítima de um golpe em que criminosos se passam por uma empresa, é possível entrar em contato com a instituição financeira de destino do pagamento. O Banco Central criou um mecanismo conhecido como bloqueio cautelar. Com essa medida, a instituição pode fazer um bloqueio.
Outra medida é registrar Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de polícia, munido de todos os documentos que comprovem o golpe do PIX. Em seguida, envie o BO à instituição financeira a fim de abrir uma contestação administrativa, visando ressarcimento pelo banco.
Legenda: