Temporal destelha Estação de Tratamento de Água em Curitiba
Uma equipe com 15 profissionais está envolvida nos trabalhos. A estação foi religada por volta das 9h desta manhã e opera parcialmente
Equipes da Sanepar trabalham, desde a madrugada desta segunda-feira (22), na retomada a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, uma das mais importantes para o sistema de abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana. O vendaval, que atingiu o Paraná no domingo (21), provocou o destelhamento da unidade, atingindo gravemente um dos módulos.
A ETA Iguaçu, que é responsável pelo abastecimento de mais cerca de 500 mil pessoas, está operando parcialmente. O coordenador da Gerência de Produção de Água, Arion Garcia da Silva, conta que o vendaval atingiu a estação por volta das 5 horas da manhã provocando um destelhamento. “As telhas foram parar dentro dos filtros da estação de tratamento e fizemos o imediato desligamento. Nossas equipes de plantão foram acionadas para fazer a limpeza e retirada do material com o uso de um guindaste”, contou.
Uma equipe com 15 profissionais está envolvida nos trabalhos. A estação foi religada por volta das 9h desta manhã e opera com a produção de 2.700 litro por segundo, enquanto em dias normais o volume chega a 3.500 litros por segundo. Três filtros devem passar por consertos.
“O impacto relacionado ao abastecimento público tende a ser minimizado pela flexibilidade do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba (SAIC). O abastecimento foi retomado e os impactos podem ser sentidos por alguns clientes que ficam mais em pontas de rede ou que não tem caixa d'água, equipamento domiciliar extremamente fundamental nessas horas”, explicou.
Além dos danos estruturais na ETA Iguaçu, a falta de energia provocada pelo temporal ainda prejudica o abastecimento em São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara, Cero Azul e Colombo.