Trilha da Sanepar, que reproduz Mata Atlântica, é atração na Expo Londrina
A aluna da sétima série do ensino especial do Colégio Estadual Hugo Simas, de Londrina, Bruna Kohata de Aquino visitou a Trilha dos Sentidos acompanhada da guia-intérprete, a professora Rozi Terra Fabri. Bruna, que tem 100% da visão comprometida e perda auditiva severa, diz que aproveitou bem a visita. Ela contou que percebeu todos os sons dos animais e também da água enquanto Rozi descrevia o ambiente. “Usei minha imaginação. Com o barulho parecia que os animais estavam na minha frente ou ao meu lado”, relatou. “Pareciam reais”, destacou em coro com Rozi e com a professora Shirley Alves Godoy que também conheceu a Trilha.
Shirley elogiou o trabalho e a forma de abordagem da questão ambiental feita pela Sanepar na feira e deverá trazer outros alunos e professores para visitar o estande. “É uma verdadeira aula multidisciplinar, de Ciência,s Geografia e de História”, comentou.
Especialistas – O advogado Camillo Kemmer Vianna, vice-presidente da ONG MAE (Meio Ambiente Equilibrado), cuja sede fica em Londrina, achou a proposta da Sanepar bastante interessante. “O ambiente transporta efetivamente a pessoa e faz com que ela tenha a sensação de estar num ambiente natural. A Sanepar foi muito feliz em criar este espaço, que mostra bichos e a natureza, diretamente relacionado com o seu produto, vital para a sobrevivência das pessoas”, resumiu.
Camillo estava acompanhado do jornalista Marcelo Frazão, membro da MAE, que também parabenizou a equipe da Sanepar pelo trabalho e destacou a importância da sensibilização como um instrumento imprescindível.
Bruna de Aquino reconheceu o ambiente natural com ajuda das professoras Rozi Fabri e Shirley Godoy. Agradecidas, elas posaram com a equipe de atendentes da Sanepar
Marcelo Frazão e Camillo Vianna, ambientalistas da ONG MAE, elogiaram o trabalho da Sanepar