Universitários colombianos conhecem sistemas da Sanepar em Londrina
Estudantes ficaram surpresos com processos utilizados pela Companhia
Cinco estudantes da Universidade Popular de Cesar, na Colômbia, visitaram os sistemas de tratamento de água e de esgoto da Sanepar, em Londrina, nesta sexta-feira (25). Os estudantes do curso de Engenharia Sanitária Ambiental estão na cidade para um estágio no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), desenvolvendo pesquisa para o trabalho de conclusão do curso.
Durante a manhã, eles visitaram a Estação de Tratamento de Água Tibagi e a Estação de Tratamento de Esgoto Esperança. Os estudantes gostaram muito de conhecer os processos da Sanepar e ficaram surpresos ao ver que a captação de água utiliza energia elétrica para o bombeamento. Com cerca de 500 mil habitantes, a cidade de Valledupar, onde eles residem, é abastecida por água que fica no alto da serra e a captação é feita por gravidade.
A gestora socioambiental da Sanepar Andréa Fontes conta que eles elogiaram os processos da Sanepar e disseram que, na cidade deles, os sistemas são mais rudimentares. No tratamento de esgoto, por exemplo, são utilizadas lagoas anaeróbias.