Vazamentos de água estão na mira da Sanepar em Pato Branco
Mais de oito mil ligações de água serão vistoriadas
O gerente regional, Aderbal Roncatto, explica que esse é um trabalho preventivo para evitar o desperdício de água e garantir o abastecimento da população. “Nossas equipes fazem periodicamente o trabalho de monitoramento nas tubulações em todas as regiões da cidade e agora estamos intensificando a pesquisa na área central para evitar perdas de água na distribuição e executar o conserto com a maior brevidade possível”, explica o gerente.
Os trabalhos de vistorias nas redes estão sendo feitos pelas equipes próprias da Sanepar, durante a noite, com o uso de equipamento denominado geofone. Esse aparelho, que se assemelha a um estetoscópio, detecta os ruídos característicos dos vazamentos ou da fuga de água. “O monitoramento à noite facilita porque há redução dos ruídos dos veículos e do movimento natural da cidade e porque o consumo de água é menor permitindo a identificação dos pontos de vazamento”, esclarece Aderbal. Já, as pesquisas nos cavaletes e ligações de água estão sendo feitas durante o dia também pelas equipes da Sanepar.
Os empregados realizam essa atividade usando uniforme, crachá de identificação, coletes fluorescentes e veículos da Sanepar.
Na primeira noite do trabalho já foi possível identificar um vazamento em uma das redes de ferro da Avenida Tupi. O conserto da tubulação foi concluído na sexta-feira (06).