Visitantes aprendem a correta separação do lixo
No espaço da Sanepar as pessoas são estimuladas a preservar os mananciais de abastecimento
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está estimulando os visitantes da 41.ª Expo Umuarama a fazer a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos, uma vez que atitudes conscientes, em relação ao meio ambiente, contribuem para preservar os mananciais de abastecimento. O espaço da Sanepar está instalado no Parque de Exposições Dário Pimenta da Nóbrega até o próximo domingo (15).
O estante da Sanepar está equipado com uma esteira que simula a separação do lixo. Os visitantes separam os resíduos entre recicláveis e não-recicláveis. Alimentos, latas e garrafas de brinquedo são utilizados para representar a separação que deve ser feita em casa.
“Não sabia que alguns materiais podem demorar mais de mil anos para desaparecer no meio ambiente. Em casa só reciclávamos latinhas de alumínio, mas agora aprendi que quase tudo deve ser separado e destinado adequadamente”, diz a estudante Lívia Stefanin da Silva, de 15 anos. Ela cursa o 7.º ano no Colégio Estadual Professora Leonídia Pacheco, do município de Maria Helena, distante 25 km de Umuarama.
A estudante da Escola Municipal Jardim União, de Umuarama, Ana Júlia Coutinho Machado, 11 anos, chegou no estande da Sanepar acompanhada do pai e de dois irmãos e disse conhecer a importância de separar o lixo para não poluir o meio ambiente. “É importante para não poluir os rios ou entupir os bueiros. Porém, o que aprendi brincando na esteira de separação foi que, quando reciclamos, economizamos água, energia elétrica e ainda geramos emprego para os catadores de materiais recicláveis”, explica.
GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS - Cumprindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que proíbe o lançamento do lixo em corpos hídricos, in natura, a céu aberto, e a queima dos produtos, a Sanepar implantou, em 2012, o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. A Unidade de Gestão de Resíduos Sólidos, que gerencia o plano, estabeleceu 15 áreas para atuar no Paraná, consideradas prioritárias para implementação do serviço de tratamento do resíduo sólido e que abrigam 2,730 milhões de pessoas. Algumas destas áreas já estão sendo utilizadas no Estado, onde estão localizados os aterros sanitários de Cianorte, Apucarana e Cornélio Procópio. O Aterro de Cianorte tornou-se o primeiro aterro sanitário do Brasil, sob gestão de uma companhia estadual de saneamento, a receber a certificação ISO 14001.