Voluntários limpam e preservam Rio Cascavel
Em três horas de atividades, foram recolhidos mais de 3 mil quilos de resíduos
Os trabalhos, coordenados pela Sanepar, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Grupo dos Amigos dos Rios (GAR), tiveram participação do Corpo de Bombeiros, dos grupos de escoteiros da cidade, Rotarys Clubes, empregados voluntários e empresas prestadoras de serviços para a Sanepar, e da comunidade.
A gerente da Sanepar, Rita Camana, disse que as ações visam despertar a consciência ambiental. “O programa de conservação vai além de conservar e preservar nossos rios, passa pelo trabalho de educação ambiental junto da população e dos alunos, envolvendo os vários parceiros. As crianças assimilam mais rapidamente o conteúdo e cumprem importante papel de cobrar da família o exemplo”, destacou Rita, informando que esse trabalho fará parte do programa já em 2023.
O secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, explicou que todo o lixo jogado na rua, se não for coletado, vai parar nos rios ou dentro do Lago Municipal. “Esperamos que com o exemplo de hoje dos voluntários, deixando os locais limpos e bonitos, faça com que as pessoas não joguem lixo de forma irregular e aprendam sobre a necessidade de cuidar”, disse o secretário. Os resíduos recolhidos passaram por processo de seleção e separação para a reciclagem ou para o aterro sanitário.