Loading spinner

Problemas eletromecânicos após fortes chuvas e queda de energia afetam produção e distribuição de água na cidade

Início: 01/10/2025 - 01:00 am
Fim: 01/10/2025 - 11:59 pm

A Sanepar informa que, após queda de energia ocorrida nesta terça-feira (30), devido às fortes chuvas em Cantagalo, houve problema no restabelecimento da energia, seguido de queima da bomba que atende o sistema. As equipes da Sanepar trabalham desde ontem para resolver a situação. Nesta quarta-feira (1.º) está sendo feita a substituição da bomba. Os dois poços do sistema continuam em operação. Com a produção reduzida, a Sanepar pede que se faça uso econômico da água. Priorize a água tratada para alimentação e higiene.

"Diferentemente da energia elétrica, a água não retorna imediatamente após o restabelecimento da energia ou a conclusão dos serviços de manutenção. A regularização é gradual. Durante a maioria das manutenções, emergenciais ou programadas, a tubulação pode ficar vazia e, depois da conclusão dos serviços, o sistema precisa ser recarregado e repressurizado. Redes de distribuição, adutoras e reservatórios voltam a receber água gradativamente", explica o gerente regional da Sanepar, Carlos Alberto Gonçalves. Com a pressão restabelecida, a água começa a voltar aos poucos aos imóveis. Nos locais altos, a normalização é mais demorada.

Não desperdice. Adie serviços que não sejam essenciais. A previsão é de normalização no abastecimento no período da noite, de forma gradativa. Podem ficar sem água durante este período principalmente os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel. A recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é para que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros, suficiente para atender uma família de até quatro pessoas por 24 horas, no mínimo.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Sempre tenha em mão sua conta de água ou número de matrícula.
Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.

Publicado em: 01/10/2025 - 09:35