WhatsApp Sanepar








PRIMEIRO CONTATO
No primeiro contato, o cliente deve ler e concordar com os termos da Política de Privacidade e Tratamento de Dados.
PROTOCOLO
Em todo contato é fornecido um número de protocolo.
MENU INICIAL
No menu inicial são disponibilizadas as seguintes opções:
- Solicitar religação;
- Informar vazamento;
- Solicitar ligação nova de água e/ou esgoto;
- Informar falta d´água;
- Consultar e negociar débitos e/ou solicitar segunda via;
- Solicitar outros serviços;
- Consultar protocolo;
- Obter informações.
MENU INFORMAÇÕES
A assistente virtual Sane está preparada para fornecer as seguintes informações:
- Água Solidária;
- Ligação nova de água;
- Corte por tempo indeterminado a pedido do cliente;
- Suspensão temporária (destinada à imóveis de locação e empreendimentos novos);
- Alteração cadastral;
- Limpeza de caixa d'água;
- Endereço das Centrais de Relacionamento;
- Projeto Hidrossanitário (PHS);
- Alterar data de vencimento da conta (vencimento alternativo);
- Entrega da conta em endereço diferente da leitura;
- Tabela de preços de serviços;
- Tabela de tarifas;
- Duplicidade de pagamento.
PAGAMENTO VIA WHATSAPP (TESTES)
A Sanepar está realiazando um periodo de testes para disponibilizar aos clientes, o pagamento via Open Finance, diretamente pelo WhatsApp.
Open Finance (Sistema Financeiro Aberto) é um sistema que possibilita, sempre com sua autorização, criar uma ponte segura entre instituições financeiras, seguindo rigorosos padrões de segurança estabelecidos pelo Banco Central. Todos os dados são criptografados. Com Open Finance, o cliente tem uma experiência de pagamento mais simples e rápida, sem precisam sair do site ou aplicativo para pagar a conta.
A Prova de Conceito - POC (Proof of concept), que está sendo realizada pela Sanepar em parceria com a empresa PAGAR, possibilita a integração com as principais instituições financeiras do Brasil, incluindo Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Santander, entre outros.
Para executar o acompanhamento dos pagamentos via Open Finance, será realizada por um período, a arrecadação de 10 mil contas, por meio de pagamentos via PIX, inserindo dentro do menu 5 do WhatsApp da Sanepar (5-Meu Consumo / Minhas Contas / Segunda Via) uma sub-opção para pagamento (1-Pagar sua conta via PIX).
Ao acessar essa opção, o cliente entra com os dados da matrícula, seleciona a conta que deseja efetuar o pagamento, informa seu CPF como pagador e seleciona o Banco para pagamento.
Neste ponto o sistema gera um link seguro que direciona o cliente diretamente para seu aplicativo do banco, já na página de pagamento, para que o cliente apenas autentique a operação, com senha ou biometria.
Efetivado o pagamento, automaticamente o cliente retorna para a conversa no Whats, onde é gerado e disponibilizado o comprovante.
Tudo de forma rápida, descomplicada, segura e sem a necessidade de copiar e colar códigos de barras, ou então usar um outro aplicativo para escanear QR CODE.
Após o período de testes, a Sanepar irá avaliar a aderência e viabilidade de implantar de forma definitiva para todos os clientes.
OBSERVAÇÕES
Nesta modalidade de relacionamento, todas as solicitações que já possuem procedimento operacional de autoatendimento são atendidas automaticamente. As solicitações que dependem de análise, assinatura, procedimento manual ou presencial são encaminhadas para a equipe de atendimento virtual.
Em caso de impossibilidade de atender a solicitação, a assistente virtual Sane orienta o cliente para efetuar novo contato por outra modalidade de atendimento, como o Teleatendimento ou Central de Relacionamento.
AVALIAÇÃO DE ATENDIMENTO
Ao término da conversa, a assistente virtual Sane convida o cliente a participar da avaliação de atendimento.