1 0

Como ser Nosso Cliente

Ser cliente Sanepar é escolher confiança, qualidade e sustentabilidade para o presente e o futuro da sua família.

SANEPAR A Melhor Empresa de Saneamento do Mundo!

Recebemos o prestigiado Prêmio Campeões do ODS 6 no Global Water Awards 2024, promovido pela Global Water Intelligence e Global Water Leaders, em reconhecimento aos nossos esforços para garantir água potável de qualidade e saneamento para todos – um objetivo global estabelecido pela Organização das Nações Unidas.

Este prêmio não é apenas uma honra, mas também uma confirmação de nosso compromisso com a gestão sustentável da água. A qualidade da água fornecida pela SANEPAR é o reflexo de anos de dedicação, inovação e respeito ao meio ambiente. Estamos sempre à frente, buscando tecnologias que garantam a saúde e bem-estar de todos os nossos clientes.

Se você busca segurança, saúde e qualidade no fornecimento de água e serviços de saneamento, conte conosco.

SANEPAR, transformando a água em saúde para todos.

 

Documentação do imóvel:

Apresentar Escritura Pública ou a matrícula do Registro do Imóvel (atualizado até 30 dias) ou IPTU atualizado em nome do proprietário ou contrato particular de compra e venda com firma reconhecida em cartório (acompanhado de título de propriedade) conforme o Art.64 IV do Regulamento de Serviços Básicos de Saneamento do Paraná (Anexo à Resolução 003/2020 - AGEPAR) ou outro instrumento legal que venha a substituí-lo.

Documentação pessoal:

Pessoa física: Documento oficial com foto (CNH válida, identidade profissional com CRM, OAB, CRA, etc.) e CPF.

Pessoa jurídica: comprovante de CNPJ, Contrato ou Estatuto Social, acrescida da documentação do responsável pela empresa.

O que você deve apresentar no momento da solicitação do serviço?

Proprietário do imóvel:

Documentação do Imóvel e documentação pessoal.

 

Não proprietário do imóvel:

Documento que comprove parentesco social (cônjuge) ou ascendente ou descendente de primeiro grau com o proprietário ou procuração com firma reconhecida em cartório.

Documentação do Imóvel.

Documentação pessoal.

 

Inquilino:

Contrato de locação particular ou de imobiliária.

Autorização do proprietário com firma reconhecida em cartório, ou autorização da imobiliária em papel timbrado.

Documentação do Imóvel.

Documentação pessoal.

 

Poder público:

Solicitação por ofício; Endereço completo (número predial, rua, bairro, cidade, quadra, lote, transversais, ponto de referência); Órgão consumidor e pagador.

 

Ligação provisória de água e esgoto para obra

Para solicitar a ligação provisória de água e esgoto para a sua obra, basta apresentar os documentos necessários para a ligação de água.

 

Ligação pré-paga/eventos - ligação temporária

Para solicitar a ligação de água temporária, é necessário apresentar alguns documentos essenciais: o alvará de licença fornecido pela Prefeitura Municipal, documento oficial com foto e CPF; CNPJ e contrato social (se pessoa jurídica), além do endereço completo do imóvel, incluindo entre ruas (transversais), quadra, lote e bairro.

 

Projeto hidrossanitário

O Projeto Hidrossanitário (PHS) é um conjunto de documentos e estudos necessários para a análise e viabilidade de ligações de água e esgoto em empreendimentos como loteamentos, prédios e estabelecimentos comerciais ou industriais. Para solicitar o projeto, é essencial seguir um manual que define as etapas e os requisitos, incluindo o preenchimento de formulários, apresentação de croquis do imóvel e outros documentos técnicos, como cálculos de consumo de água e dimensionamento das instalações. O protocolo do PHS deve ser feito digitalmente por meio do e-protocolo (eprotocolo.pr.gov.br), onde os documentos são analisados pela SANEPAR, com prazo de resposta de até 30 dias úteis. O processo pode ser reavaliado se houver correções, reiniciando o prazo.

 

Ligação em área irregular - invasão

As ligações de água ou esgoto para imóveis localizados em áreas de ocupação irregular só serão realizadas com autorização da autoridade pública desde que esta assuma a responsabilidade pelas faturas.

 

Atenção!

Localidades com exigências especiais, além da documentação geral:

Região metropolitana de Curitiba: Campina Grande do Sul, Campo Magro, Contenda, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais.

Apresentar declaração da prefeitura, com número predial, mesmo que o imóvel já possua ligação de água ou Autorização da prefeitura para ligação de água/esgoto (SANEPAR) e de energia elétrica (COPEL).

Curitiba: Guia Amarela.

Litoral: Carta de Anuência Ambiental fornecida pela prefeitura.

Arapongas: Alvará de Construção ou protocolo contendo endereço completo, bairro e número predial, fornecidos pela prefeitura.

Apucarana: Certidão de Endereço fornecida pela prefeitura.

Califórnia: Certidão de Endereço fornecida pela prefeitura.

Coronel Vivida: Alvará de Construção fornecido pela prefeitura.

Ivaiporã: Alvará de Construção fornecido pela prefeitura.

Itapejara D'oeste: Alvará de Construção ou certidão de numeração predial fornecido pela prefeitura, conforme Ofício nº 010/2021 da Prefeitura Municipal de Itapejara D'Oeste.

Jandaia do Sul: Cadastro Imobiliário fornecido pela prefeitura.

Londrina: Certidão de Endereço fornecida pela prefeitura.

Marilândia do Sul: Certidão de Endereço fornecida pela prefeitura.

Quatiguá: Alvará de Construção fornecido pela prefeitura.

Santa Terezinha do Itaipu: Croqui de localização do imóvel com o número predial fornecido pela prefeitura; Alvará de Construção fornecido pela prefeitura.

São Jorge D'oeste: Alvará de Construção fornecido pela prefeitura.

Porto União - SC: Alvará de Construção ou protocolo contendo endereço completo, bairro e número predial, fornecidos pela prefeitura; Croqui de localização do imóvel com o número predial, entre ruas e inscrição imobiliária.

Umuarama: Croqui de localização do imóvel com o número predial fornecido pela prefeitura.

 

Solicitação de Ligação de Esgoto

Se o imóvel já for servido com ligação de água, basta apresentar uma conta de água ou número de matrícula para localização do endereço.

As solicitações de ligações novas de esgoto para imóveis sem ligação de água devem ser realizadas diretamente nas Centrais de Relacionamento da SANEPAR, com a documentação exigida conforme os mesmos critérios definidos para a venda de ligação de água.

 

Solicitação de Ligação Adicional de Esgoto

Caso você já possua ligação de esgoto e necessite de um ponto adicional, dirija-se a uma de nossas Centrais de Relacionamento para solicitar a avaliação técnica e o orçamento prévio. A execução está sujeita à viabilidade e aos custos estimados para a execução do serviço. Após a aprovação do orçamento, será possível formalizar a solicitação da ligação.

 

Caso precise de orientações, nossa equipe está à disposição para ajudar pelo WhatsApp (41) 99544-0115, telefone 0800-200-0115, e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou em nossas centrais de relacionamento.