Autoleitura









Quer ter um maior controle sobre o consumo de água em seu imóvel? Agora você pode ser nosso parceiro, informando mensalmente a leitura do seu hidrômetro, e acompanhar o faturamento gerado a cada mês. Essa é a Autoleitura!
Aderindo a esta modalidade de leitura, além ter a chance de confirmar o consumo mensal de água, você passa a receber suas faturas em meio digital, contribuindo com o meio ambiente.
E fique tranquilo! Caso esqueça de lançar o consumo na data programada, nossas equipes serão acionadas para realizar a conferência no modo tradicional no período em questão, por agente de leitura da Sanepar.
Para participar, basta fazer a adesão aqui no site ou no aplicativo Sanepar Mobile.
Após aderir, como faço para informar os dados para leitura?
Primeiro, você deve conferir a data prevista para a leitura do próximo mês. Essa informação você encontra na sua última conta. A sua Autoleitura deve ser realizada com 2 dias de antecedência dessa data.
Quando chegar o período ideal para informar sua Autoleitura, basta você ir até o hidrômetro do seu imóvel anotar o número exibido no equipamento nos informar através do portal do cliente - Minha Sanepar, no aplicativo Sanepar Mobile em seu celular, ou por meio do nosso atendimento no Whatsapp.

Ao registrar a Autoleitura você está concordando e autorizando a sua utilização para a apuração do consumo da sua unidade consumidora.
Após informar a Autoleitura, a Sanepar fará o resto e você receberá sua conta de forma digital em seu e-mail cadastrado, e também poderá acessar na área do cliente Minha Sanepar, aplicativo Sanepar Mobile ou por meio de nosso atendimento via Whatsapp.
No ambiente Minha Sanepar e no aplicativo, você ainda pode conferir as últimas Autoleituras informadas nos meses anteriores.
Se esquecer de anotar a leitura ou perder o dia ideal de envio dos dados, não tem problema! Nossa equipe de leitura irá realizar a medição pessoalmente, e a fatura continuará sendo enviada por e-mail. Em caso de alguma dificuldade no acesso ao hidrômetro ou impedimentos para a medição do consumo daquele mês, sua conta poderá ser emitida pela média.
Anotei a leitura errada e enviei à Sanepar. É possível corrigir?
Sim, desde que seja dentro da janela disponível para informar a Autoleitura, você pode excluir a digitada anteriormente e informar novamente a leitura correta. O sistema da Sanepar vai considerar o último valor digitado para o faturamento.
Quando você tiver informando a Autoleitura, o sistema irá comparar consumo, com sua média histórica e, havendo divergências, um leiturista da Sanepar poderá fazer uma verificação no hidrômetro, na data prevista para leitura. Uma adequação dos valores pode ser realizada se o faturamento estiver em desacordo com o consumo efetivo.
Não quero mais prosseguir com a Autoleitura. Como faço para cancelar?
Você pode cancelar a adesão a qualquer momento clicando aqui. Mas lembre-se de sempre facilitar o acesso ao hidrômetro aos leituristas da Sanepar, para que a conta seja calculada com base no consumo efetivo, de foram contínua e justa.