Monitoramento de Recursos Hídricos

O monitoramento quali-quantitativo dos recursos hídricos é fundamental para evitar os impactos que uma eventual crise hídrica pode causar. Para implementar o monitoramento ambiental e acompanhar as previsões e alertas meteorológicos para as bacias de seu interesse, a Sanepar, em parceria com o Simepar, desenvolveu o sistema Infohidro, uma ferramenta tecnológica de gestão monitora eventos climáticos e os impactos nas vazões dos mananciais com uma abordagem preventiva de gerenciamento dos riscos de disponibilidade quantitativa inerentes aos corpos hídricos, visando com isso garantir a segurança da água para o consumo humano. Para cada manancial, é informado o estado hidrológico dos rios (seca/cheia) e a curva de chuva/vazão. O sistema inclui, ainda, as ferramentas de planejamento estratégico Sumário Climático e Previsão Sazonal de Vazão, com prognósticos de precipitação e vazão dos mananciais que a Sanepar utiliza em um horizonte de até sete meses, e ainda dados que permitem a estimativa do valor da carga difusa dentro da bacia de abastecimento, permitindo, assim, a análise de risco e decisão estratégica.
A Companhia analisa a água bruta dos principais mananciais superficiais do estado com base em diversos parâmetros legais, permitindo ações de prevenção de riscos que afetam o tratamento da água.
Para garantir a perpetuidade do abastecimento público e mitigar o risco prioritário de indisponibilidade hídrica, outras parcerias técnicas foram celebradas: Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); Instituto Água e Terra (IAT); e prefeituras municipais e cooperativas. As parcerias pretendem implementar o monitoramento qualitativo e quantitativo, além de diversas ações de conservação do solo e da água em bacias de mananciais e no entorno de seus reservatórios.