Loading spinner

6.000 metros de redes de esgoto serão substituídos

Obra atende Vila A, Jardim São Luiz, Vila Miranda e Vila Yolanda entre outras regiões

03/08/2012

A Sanepar está substituindo cerca de seis mil metros de rede coletora de esgoto em Foz do Iguaçu. As obras, que estão em execução em diversos bairros da cidade, são necessárias para evitar danos ambientais e interdição de ruas e avenidas. O investimento é de R$ 747.139,00.

As redes que estão sendo substituídas são de tubo cerâmico. Foram implantadas há cerca de 30 anos, no leito da rua. Estas duas características provocam transtornos quando são necessários reparos. Outro benefício da substituição é evitar infiltrações, podem interferir no tratamento do esgoto. As novas redes, em tubos de PVC, mais resistentes e menos suscetíveis a infiltrações e rompimentos serão instaladas no passeio, o que facilita a manutenção da rede e implantação de novas ligações de esgoto.

“O programa de substituição de redes faz parte do planejamento anual da empresa para manter a vida útil e a qualidade do serviço prestado”, explica Rodrigo Becker, gerente regional da Sanepar em Foz do Iguaçu.

No ano passado foram substituídos aproximadamente 4 mil metros de rede, com investimentos da ordem de R$ 250 mil. Desde 2007 já foram trocados mais de 10 mil metros de rede coletora de esgoto de tubo cerâmico por tubos de PVC. Nesta etapa, entre outras, a obra atenderá as regiões da Vila A, Jardim São Luiz, Vila Miranda e Vila Yolanda.

Emprego – Além de promover a conservação dos equipamentos e melhorias nos serviços de esgotamento sanitário, os empreendimentos executados com recursos próprios da companhia também geram emprego e renda. Neste empreendimento, por exemplo, serão ofertados aproximadamente 20 postos de trabalho.

É o caso de Odair da Rosa Esmael, que trabalha há três anos para a empreiteira contratada pela Sanepar para executar a obra. “Para mim está muito bom. Neste período já trabalhei em Céu Azul, Santa Helena e, desde o ano passado, estou em Foz do Iguaçu. Faz tempo que não fico sem serviço”, comenta Esmael, que além de operador de máquina, também é encarregado de equipe.

Galeria de fotos

120802_sanepar_substitui_redes__foz_esmael_.jpg