Loading spinner

Alunos da rede pública vão monitorar Arroio do Pocinho

Projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio” acontece em 21 municípios paranaenses

02/10/2013

Alunos do 2.º ano do curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Francisco Carneiro Martins vão monitorar a qualidade da água do Arroio do Pocinho, em Guarapuava. A ação integra o projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, desenvolvido pela Sanepar, Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Secretaria Estadual de Educação (Seed). O monitoramento de rios por estudantes acontece em 21 cidades do Estado, com o objetivo de disseminar o conceito de sustentabilidade e como ele se aplica à qualidade e à conservação dos recursos hídricos. Em Guarapuava, a prefeitura municipal também é parceira do projeto.

O Arroio do Pocinho nasce no bairro Pérola do Oeste, atravessa o bairro Trianon e deságua no Parque do Lago, cartão postal da cidade. No início das atividades do projeto, nesta quinta-feira (3), os alunos irão recolher o lixo às margens do rio, conversar e distribuir material de conscientização à população. Já no dia 20 de outubro, será feito o plantio de mudas nativas no Parque do Lago, às margens do Arroio.

De acordo com Naor Lima dos Santos, gestor socioambiental da Sanepar, durante todo o projeto os alunos farão análises a partir de coletas de amostras de água e dos resíduos sólidos encontrados nas margens do Arroio do Pocinho. “Os professores e os estudantes vão receber material didático específico para o trabalho prático e para estudo em sala de aula. Serão analisados parâmetros físico-químicos e biológicos da água do Arroio do Pocinho”, explica.

O gerente da Sanepar na região, João Edson de Lima, ressalta que rios que cortam a cidade, como o Arroio do Pocinho, são mais suscetíveis à degradação e à poluição urbana. “O projeto pode ajudar a diminuir essa degradação e essa poluição, incentivando os alunos e a comunidade em geral a preservar e cuidar do Arroio e estimulando, inclusive, o surgimento de outras ações em prol desses rios”, destaca.

 

 

 

 

 

Galeria de fotos

131002_projeto_sustentabilidade_-_guarapuava_3.jpg
131002_projeto_sustentabilidade_-_guarapuava_2.jpg
131002_projeto_sustentabilidade_-_guarapuava_1.jpg