Loading spinner

Associações de bairros conhecem unidades da Sanepar

Processo cuidadoso de tratamento nas estações impressiona os dirigentes

06/03/2014

Presidentes de 30 associações de bairros de Maringá conheceram a infraestrutura construída pela Sanepar na cidade para prestar os serviços de água tratada e de coleta e tratamento do esgoto doméstico. As visitas às unidades industriais integram o programa Conhecendo a Sanepar. Implantado na Região Noroeste em 2011, é voltado aos formadores de opinião da cidade. “Eu não tinha ideia da grandiosidade que é a Sanepar de Maringá”, declarou Elizabete de Fátima Mascote do Prado, presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Cidade Canção.

Os participantes conheceram todo o ciclo da água na cidade, iniciando pela Captação de Água da Sanepar, no ponto exato do Rio Pirapó onde é captada a água pelas grandes adutoras (tubulações). Lá, os visitantes foram informados que o abastecimento público de Maringá é realizado por duas fontes distintas. O Rio Pirapó abastece 85% da população e outros 15% do abastecimento são garantidos por poços profundos. A água do Pirapó percorre 12 quilômetros pelas adutoras, percurso de até duas horas para chegar à Estação de Tratamento de Água de Maringá.

ANÁLISES 24 HORAS – Os visitantes conheceram todo o trajeto da água dentro da estação, onde puderam observar os processos do tratamento como a aplicação de coagulante, que aglutina as impurezas em flocos. A próxima etapa é a decantação. Durante o tratamento, a água passa por vários tanques até receber o cloro e o flúor. Ainda na estação de tratamento, a água é analisada de hora em hora. Estas análises, realizadas 24 horas por dia, garantem que a água que chega às torneiras dos maringaenses está de acordo com as normas internacionais determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas regras nacionais do Ministério da Saúde.

O assessor na Secretaria Municipal de Saneamento de Maringá, Jamil Ribeiro, e que também preside a Associação de Moradores do Jardim Andrade I, II, Novo Alvorada, Sumaré e Colina Verde, disse que ficou muito impressionado com tudo o que viu na Sanepar “Isso tudo aqui é importantíssimo. A população precisa conhecer como são feitos os tratamentos da água e do esgoto. É muito interessante ver ao vivo como funcionam os dois sistemas”, declarou. A associação presidida por Jamil Ribeiro, representa 12 mil habitantes.

“Os esclarecimentos que tivemos aqui são extremamente importantes”, disse Vanilda Cordeiro, presidente da Associação dos Moradores do Jardim Europa e Cerro Azul. Outro dirigente que ficou impressionado foi José Rodrigues dos Santos, presidente da Associação dos Moradores do Parque Itaipu. “Água é um bem precioso, sem ela não vivemos”, disse. Santos convidou a equipe de técnicos da Sanepar para dar palestra em sua comunidade, que conta atualmente com mais de seis mil moradores.

Encerrando o ciclo da água, os presidentes das associações também estiveram na Estação de Tratamento de Esgoto Sul, onde puderam constatar os cuidados que a Sanepar tem com os recursos hídricos, desde a captação que transforma a água bruta em água tratada, até a devolução desta água ao meio ambiente, como efluente do esgoto tratado.

O grupo foi recebido na sede da Companhia, no Jardim Alvorada, pelo gerente geral da Região Noroeste, Paulo Battiston, pelo gerente regional de Maringá, Valteir Galdino da Nobrega e pelo gerente de Obras da Região Noroeste, Flávio Yoshida. Além de conhecer os sistemas de água e de esgoto, os visitantes receberam informações sobre os investimentos que a Sanepar pretende fazer em Maringá nos próximos anos, além dos serviços prestados pela empresa que beneficiam os moradores, como a tarifa social, a conta em braile, entre outros.

 

Galeria de fotos

140228_maringa_-_pdes_das_assoc_de_moradores_conhecem_a_sanepar_6_battiston.jpg
140228_maringa_-_pdes_das_assoc_de_moradores_conhecem_a_sanepar_-_1_dia_-_eta_2.jpg
140228_maringa_-_pdes_das_assoc_de_moradores_conhecem_a_sanepar_5_vanilda.jpg
140228_maringa_-_pdes_das_assoc_de_moradores_conhecem_a_sanepar_-_1_dia_-_eta_4.jpg
140228_maringa_-_pdes_das_assoc_de_moradores_conhecem_a_sanepar_1_captacao.jpg