Câmara Técnica da Aesbe encerra trabalhos em Curitiba
O resultado das discussões está num documento a ser encaminhado ao Ministério da Saúde
Técnicos de 17 empresas de saneamento, representando cerca de 80% do abastecimento de água de todo o Brasil, reuniram-se em Curitiba, nos dias 28 e 29 de outubro, para o 29° Encontro da Câmara Técnica de Controle de Qualidade e para o 23° Workshop Laboratorial, promovidos pela Aesbe (Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento).
O resultado dos trabalhos realizados nesses dois dias de discussões está num documento a ser encaminhado para o Ministério da Saúde. São sugestões que definem o cumprimento do Plano de Segurança da Água, do Decreto 5440 e do SISÁgua, e que mostram as dificuldades para o cumprimento da Portaria 2914/11 e para atender os critérios de reconhecimento para a obtenção da ISO 17025.
Segundo Vasti Ribeiro Facincani, da Sabesp, coordenadora dos trabalhos, este encontro foi um dos mais produtivos já realizados pela Câmara Técnica. O engenheiro da Sanepar Carlos Eduardo Pierin, coordenador de um dos grupos, também ressalta a seriedade das discussões e a importância da continuidade dos trabalhos. “A Câmara Técnica é hoje uma referência para o Ministério da Saúde, que passou a avaliar todas as sugestões enviadas, muitas delas acatadas e que fazem parte da legislação vigente”, disse.
O Ministério da Saúde faz uma revisão ampliada da Portaria 2914/11 a partir do ano que vem.