Chuvas alagam instalações da Sanepar em Pontal do Paraná e Matinhos
Com a tempestade do fim de semana, técnicos trabalharam em alerta nas regiões afetadas
As fortes chuvas do fim de semana no Litoral do Paraná alagaram instalações da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em Canoas e em Ipanema, no município de Pontal do Paraná, e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Matinhos. O gerente da Sanepar no Litoral, Romilson Gonçalves, explica que apesar dos alagamentos, não houve desabastecimento na região de Canoas e Ipanema e a ETE continua operando.
Os equipamentos elétricos, como quadros de comando, transformadores e bombas das elevatórias, ficaram submersos, o que levou a empresa a operar em estado de alerta nas regiões atingidas, durante o fim de semana. Nessas instalações, são utilizados equipamentos que usam energia em alta potência, o que aumenta o risco de acidentes elétricos.
Segundo o Simepar, entre sábado e domingo (dias 19 e 20), as chuvas foram de 319,2 mm em Pontal do Sul, local mais próximo das instalações alagadas da Sanepar onde o instituto faz medição. Em apenas dois dias, foi superada a média esperada para o mês, que era de 240 mm. O Simepar prevê mais chuvas para o período. Caso a previsão se confirme, podem ocorrer dificuldades na operação dos sistemas da Sanepar no Litoral.