Loading spinner

Com apoio da Sanepar, Governo libera esportes náuticos em represas

19/03/2012
Com o objetivo de abrir espaço a esportes náuticos, o governador Beto Richa oficializou no último sábado (17), na represa do Passaúna, na Região Metropolitana de Curitiba, a liberação do uso das represas públicas para esportes que não utilizam motores de combustão e não poluam mananciais. Representando a Sanepar, estiveram presentes no evento o presidente Fernando Ghignone e o diretor de Meio Ambiente, Péricles Weber. Também participou da solenidade o prefeito de Curitiba Luciano Ducci.

O ato aconteceu durante o Festival de Esportes Náuticos, realizado na represa do Passaúna, o primeiro local no Estado a receber a autorização da Sanepar e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para a prática de esportes náuticos. “Com esta medida, o Governo atende aos anseios e às expectativas dos praticantes de esportes náuticos, que há muito tempo reivindicavam a liberação. O uso responsável da represa, em harmonia com o meio ambiente, garantirá que este seja mais um espaço para o estímulo do esporte”, salientou o governador Beto Richa.

A nova legislação estadual - decreto Nº 2.934, de 10 de outubro de 2011, e a Lei 17.048/2012 - permite o uso múltiplo das águas de represas do Estado para as práticas esportivas sem prejuízo de sua destinação prioritária, que é o abastecimento público. A partir de agora, podem ser praticados na represa do Passaúna esportes como canoagem, maratona aquática, vela, natação, remo, iatismo, windsurf, kitesurf e stand-up paddle.

O presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, enfatizou que será importante a participação da população. “A contrapartida que esperamos dos esportistas é o auxílio na fiscalização e preservação de nossos mananciais. A participação de todos é muito importante para que cada vez mais tenhamos água de qualidade”. Já o diretor de Meio Ambiente Péricles Weber destacou a harmonia entre a população e a natureza. “Tenho certeza que é possível a interação entre as pessoas e o meio ambiente. Existindo consciência na preservação, o ser humano pode usufruir de todos os benefícios que a natureza proporciona“.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, destacou que a liberação da represa para esportes náuticos vai aumentar a visitação no parque. “A prefeitura está ao lado do governo estadual nesta parceria, mantendo o local em condições adequadas para a visitação e a prática esportiva”, afirmou.

Também participaram da abertura do Festival de Esportes Náuticos os prefeitos Albanor José Gomes (Araucária) e Francisco Santos (Fazenda Rio Grande), os secretários de Estado Fernanda Richa (Família e Desenvolvimento Social), Evandro Roman (Esporte), Faisal Saleh (Turismo) e Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Tarcísio Mossato, o presidente do Instituto ÁguasParaná, Márcio Nunes e o secretário de Esporte Lazer e Juventude de Curitiba, Marcello Richa, além de representantes de entidades do esporte náuticos.

Galeria de fotos

Parque_nautico_20120317-10.jpg