Loading spinner
Institucional e Governança

Debate interno sobre desafios e políticas étnicas será pioneiro na conscientização de fornecedores

Além de sensibilizar saneparianos, webinar realizado pelo Comitê Existir com a Diretoria de Igualdade Racial do Paraná será pioneiro a alcançar terceiros

23/11/2025 -
Curitiba

Pelo segundo ano consecutivo, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi nacionalmente celebrado no Calendário Oficial Federal e do Estado do Paraná como feriado cívico. A data marca a morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do Brasil durante o período colonial, símbolo de resistência contra a escravização.

Em alusão à causa na Sanepar, o Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão - Existir, recebeu na Sede da Companhia, na segunda-feira (17), representantes da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), do Governo do Estado do Paraná para um debate sobre desafios e políticas raciais na atualidade. 

Acompanhado ao vivo por mais de 360 saneparianos, o webinar gravado será o primeiro a ser ofertado aos milhares de fornecedores da Sanepar, em um novo espaço do site corporativo, compondo uma trilha de aprendizado sobre Direitos Humanos e Diversidade preconizados pela Companhia. 

AMPLIANDO O DEBATE - O webinar foi aberto pela presidente do Existir, Maria Claudia Lara (GGCOR), compartilhando os dados de autodeclaração racial do corpo funcional da Sanepar. A seguir, uma apresentação em dueto com a diretora de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais (DIRPCT) da Semipi, Ivânia Ramos dos Santos, e o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Everton Carlos dos Anjos, detalhou o panorama do Mapa Étnico do Paraná e os desafios da igualdade racial nos dias de hoje.

“Ficamos honrados em promover mais que uma palestra. Com a participação de tantos colegas ao vivo, compartilhamos verdadeiros desafios e conhecemos um pouco do que temos feito para avançar em equidade e inclusão nas instituições públicas e privadas em nosso Estado. Foi uma conversa transformadora!”, avalia Lara.  

Para Ivânia Ramos, a parceria com a Sanepar é um elo fundamental para a ampliação do debate, dentro e fora da Companhia. “Entendemos que a Sanepar é capaz de reverberar e vivenciar essa causa internamente em suas equipes, externamente no atendimento aos públicos e na prestação do serviço de saneamento às comunidades tradicionais, e também  junto aos parceiros e fornecedores. Juntos podemos levar essa pauta muito além, promovendo ambientes corporativos mais igualitários e livres de discriminação, e uma sociedade mais inclusiva”, pondera.

O evento contou com a presença de alguns dos saneparianos engajados na causa, como Alessandro Bueno (GTIN), Joselia Granado (GGAM), Sérgio da Silva Pereira (GGPS) e Walkyria Novais (GGPS) no estúdio de transmissão, além da mediação por chat da sanepariana londrinense Aparecida Jaqueline Rodrigues (GGND), que é autora e instrutora em letramento racial.

A previsão é de que a partir de dezembro a palestra esteja disponível para alcançar, além dos fornecedores, aos mais de 6 mil empregados, aprendizes e estagiários na plataforma EaD Sanepar.

O compartilhamento externo do evento foi proposto pela Gerência de Gestão Corporativa (GGCOR), em uma iniciativa de fortalecer o alinhamento dos princípios e valores da Sanepar em toda a sua cadeia produtiva, em especial, no compartilhamento dos compromissos Ambiental, Social e de Governança (ASG).

Galeria de fotos

Saneparianos engajados na causa da Igualdade Racial Saneparianos engajados na causa da Igualdade Racial
Ivânia Ramos e Everton dos Anjos, da DICPCT/Semipi (ao centro), com MªClaudia Lara e Alessandro Bueno, respectivamente presidente e integrante do Comitê Existir Ivânia Ramos e Everton dos Anjos, da DICPCT/Semipi (ao centro), com MªClaudia Lara e Alessandro Bueno, respectivamente presidente e integrante do Comitê Existir
Webinar sobre Consciência Negra será pioneiro a chegar aos fornecedores da Companhia Webinar sobre Consciência Negra será pioneiro a chegar aos fornecedores da Companhia