Empresa promove ação ambiental no Rio Vila Nova, em Mangueirinha
Inicialmente, será realizada uma pesquisa para diagnosticar as condições do Rio Vila Nova. Os proprietários rurais serão cadastrados e irão fornecer informações detalhadas sobre o uso e ocupação do solo. “Vamos identificar as técnicas de manejo do solo e conhecer o uso da água de nascentes e córregos que formam a bacia do Rio Vila Nova”, explica a gestora ambiental da Sanepar em Pato Branco, Marilucia Cyrino.
A ação contará com a participação dos alunos do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, da Unilagos. De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador do curso, Juan Gabriel Pacheco, os estudantes também vão orientar os proprietários sobre as novas leis ambientais e eventuais necessidades de adequação. “Estamos otimistas com esse projeto que trará resultados para todos os moradores, do campo e da cidade”, afirma.
Nesta etapa, cerca de 50 proprietários rurais serão visitados. A partir do diagnóstico serão projetadas ações de proteção e preservação do Rio Vila Nova, que atualmente é a principal fonte de abastecimento urbano de Mangueirinha, onde a Sanepar atende com água tratada 7.706 habitantes.