Filme sobre o Contestado tem estréia em Curitiba
O longa-metragem conta com patrocínio da Sanepar.
Estreia nacionalmente no próximo dia 19, em Curitiba, o filme “O Contestado - Restos Mortais”, de Sylvio Back, também diretor de “Aleluia, Gretchen”, “Cruz e Sousa - O Poeta do Desterro” e “Lost Zweig”. O longa-metragem conta com patrocínio da Sanepar.
O lançamento coincide com as comemorações dos 100 anos do início do conflito entre Paraná e Santa Catarina, deflagrado em outubro de 1912 no chamado “Combate do Irani”, só terminando quatro anos depois, em 1916, deixando um saldo de mais de 20 mil mortos num território do tamanho de Alagoas.
Envolvendo de um lado milhares de posseiros, pequenos proprietários, comerciantes, autoridades municipais, índios, negros, imigrantes europeus e fanáticos religiosos e, do outro lado, a repressão do Exército e forças militares regionais associadas a "coronéis" e seus jagunços, o embate envolveu o centro-oeste de Santa Catarina numa luta fratricida, que mesclava a luta pela terra, surtos messiânicos e até anseios separatistas.
O tema já foi tratado ficcionalmente por Sylvio Back em “A Guerra dos Pelados” (1971). Agora, ele retorna ao assunto, com o resgate histórico e mítico (através do transe de 30 médiuns em cena), iconográfico (inéditas imagens e músicas temáticas) e oral (a fala forte de descendentes dos rebeldes e de especialistas), dessa autêntica guerra civil nos sertões do sul até hoje submersa em mistério.
O filme entra em cartaz em Curitiba na sexta-feira (19), no Espaço Itaú de Cinema, Shopping Crystal (Rua Comendador Araújo, 731, Batel).