Loading spinner

Heróis da Reciclagem recebem escolares

Personagens sensibilizam sobre impactos provocados pelos resíduos sólidos jogados nas ruas ou na rede de esgoto

08/04/2014

Até a próxima sexta-feira, 13, cerca de 17 mil alunos de escolas públicas e particulares e idosos, participantes de grupos da terceira idade, de toda a Região Norte do Paraná devem circular pelo Parque de Exposições Governador Ney Braga, onde está sendo realizada a ExpoLondrina 2014. Os alunos e idosos integram o programa de visitas gratuitas da feira. 

No estande da Sanepar, os bonecos Heróis da Reciclagem sensibilizam os visitantes sobre o destino correto dos diferentes tipos de resíduos. Um dos alertas é a poluição causada aos rios e lagos pelo lixo que as pessoas jogam nas ruas e é arrastado pela chuva. “Mostramos o impacto que os mananciais sofrem a partir de uma embalagem jogada no chão. Dar destino adequado aos resíduos sólidos é fundamental para a qualidade da água dos mananciais”, afirma a gerente regional da Sanepar em Londrina, Mara Lúcia Pereira Kalinowski. 

Jogar lixo na rede de esgoto também é errado. Para reduzir os danos provocados pelo lixo que os moradores deveriam ter colocado na lixeira, a Sanepar precisa manter um programa preventivo de lavagem da rede coletora de esgoto. “Temos registrado alta quantidade de resíduos lançados no esgoto, que deveriam ser destinados para o aterro sanitário ou para a reciclagem”, informa Mara. O lixo lançado indevidamente na rede coletora de esgoto está entre as principais causas de extravasamentos da rede e corresponde a 60% das causas de obstrução dos equipamentos, verificados no monitoramento de 160 pontos estratégicos do sistema de Londrina e Cambé. 

Nessa segunda-feira (7), alunos da Escola Municipal Santos Dumont, de Londrina, participaram das atividades no estande da Sanepar. Calebe Varoto, 10 anos, aluno do 4.º ano do Ensino Fundamental, declarou, ao vivo para as rádios Globo e CBN, que o que mais gostou na feira foi o trabalho da Sanepar. Após a sessão de cinema, resumiu o aprendizado que vai levar para os amigos e familiares. “A gente já sabe como é o tratamento da água e do esgoto, agora precisamos ajudar a Sanepar a melhorar o meio ambiente, especialmente cuidando do lixo doméstico”, destaca.

A professora de Calebe, Francielle Barrinuevo Zambom conta que para muitos alunos esta é a primeira visita a ExpoLondrina. “É gratificante ver o contato de cada um com o meio rural, algo que não pertence ao universo deles. Além de podermos elaborar uma atividade de classe, também é uma diversão”, comenta. Ela disse ainda que a Sanepar demonstra uma preocupação que deve ser de todos, no que diz respeito à conservação e à qualidade da água. “Acho muito válida esta convocação para fazermos a nossa parte. Se as crianças crescerem conscientes dos cuidados com a água, teremos um progresso muito importante”, destaca. 

Alunos do ensino técnico de Informática do Instituto Federal do Paraná também passaram pelo estande da Sanepar. Maria Beatriz Mota Nascimento, de 15 anos, disse que já conhece o trabalho da Companhia e que já visitou uma estação de tratamento de água. Ela resume a importância da abordagem na questão do uso racional da água: “não pode desperdiçar”.

PARA TODAS AS IDADES - Os Heróis da Reciclagem são quatro bonecos que representam os principais tipos de resíduos sólidos recicláveis: garrafa, sacola plástica, papelão e lata de alumínio. Um quinto personagem é o monstro do desperdício, que representa todas as atitudes erradas, da não separação do lixo ao consumismo. Eles interagem com o público de todas as idades e reforçam o conteúdo do filme em “Terra: Planeta Azul”, sobre a escassez de água no planeta, a importância da preservação dos mananciais e os processos de tratamento de água e esgoto no Sanepar. O vídeo, com recurso 3D, também aborda dicas de economia.

O estande da Sanepar na ExpoLondrina, com uma sala de cinema 70 metros quadros, está localizado na esquina das ruas Salvador Torres Peres com Francisco Luiz Prando Galli, na área Industrial do Parque Governador Ney Braga em Londrina.  As sessões são durante todo o horário de funcionamento do estande, entre 9h e 22h.

Galeria de fotos

2014.04.07_-_lda_-_expolondirna_-_visita_escolares_34a.jpg
2014.04.07_-_lda_-_expolondirna_-_visita_escolares_24a.jpg
2014.04.07_-_lda_-_expolondirna_-_visita_escolares_16a.jpg
2014.04.07_-_lda_-_expolondirna_-_visita_escolares_14a.jpg
2014.04.07_-_lda_-_expolondirna_-_visita_escolares_3.jpg
2014.04.07_-_lda_-_expolondirna_-_visita_escolares_1a.jpg