Loading spinner
Institucional e Governança

Honduras busca expertise da Sanepar em Curitiba para melhorar saneamento do país

Missão técnica de Honduras busca na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) tecnologias e gestão da água para replicar no país caribenho e passam a semana visita técnica em Curitiba

07/11/2025 -
Curitiba

Representantes do governo federal e especialistas de saneamento básico de Honduras conheceram, nesta primeira semana de novembro, a estrutura da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em Curitiba.

Foram seis dias de formações e visitas técnicas a unidades operacionais e administrativas da Companhia na capital paranaense, entre 3 e 7 de novembro. E, antes do final da visita, o grupo afirmou estar impressionado com tudo o que viu e aprendeu, especialmente a qualidade da governança sanepariana no tratamento de água e esgoto.

Também afirmaram estar agradecidos com o governo brasileiro por escolher a Sanepar para coordenar o projeto de cooperação trilateral que visa instrumentalizá-los para melhorar a gestão da água e tornar o consumo de energia mais eficiente em seu país, objetivo que causou a viagem ao Paraná.

A visita técnica faz parte dos compromissos firmados entre Brasil, Alemanha e Honduras, dentro do projeto de cooperação internacional Sustentabilidade de Recursos Hídricos e Gestão Eficiente no Abastecimento de Água Potável em Honduras (H2OGEH).

“A Sanepar está compartilhando conhecimentos de mais de 62 anos de projetos exitosos para criar soluções sustentáveis adaptadas ao contexto hondurenho. O foco principal é auxiliar Honduras no acesso igualitário à água potável, objetivo em que atuamos há décadas”, destacou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

CONHECIMENTOS COMPARTILHADOS - O grupo conheceu a operação de estações de tratamento de água e de esgoto, visitou o Museu Planeta Água, os Mananciais da Serra e unidades que contribuem diretamente para a qualidade e eficiência dos serviços prestados pela Sanepar, como o Laboratório de Conformidade, o Centro de Controle Operacional do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba (Saic), o simulador operacional e o parque de hidrômetros da Sanepar.

O Chefe do departamento de Regulação do Ente Regulador de los Servicios de Agua Potable y Saneamiento (ERSAPS), instituição de Honduras equivalente à Agência Nacional de Águas (ANA) no Brasil, Juan Carlos Fuentes, destacou a organização interna da Sanepar e sua expertise em saneamento como modelos para seu país.

“Temos a sorte de estar contando com o apoio da Sanepar, capacitando nossos operadores de serviços para melhorar nossas práticas de gestão e para sermos mais eficientes no uso da água. Pretendemos replicar as boas práticas no nosso país”, elogiou Fuentes.

A comitiva – formada por representantes do governo hondurenho, de empresas da Asociación Hondureña de Prestadores de Servicios de Agua Potable y Saneamiento (AHPSAS); da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da Agência Alemã para Cooperação Internacional (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ) – foi recepcionada e guiada pelos diretores de Inovação e Novos Negócios, Anatalicio Risden Junior; de Operações, Sergio Wippe; e de Governança, Riscos e Compliance, Marcos Domakoski; e de especialistas em pesquisa e inovação da Sanepar.

Além das visitas, participaram de uma série de palestras, workshops, oficinas e dinâmicas com empregados da Companhia, que apresentaram projetos em diferentes áreas.

REALIDADES DISTINTAS - Apesar de ter número semelhante de população atendida – a Sanepar fornece água tratada a 10,6 milhões de pessoas, em 344 municípios do Paraná e um em Santa Catarina; e Honduras tem uma população de 10,8 milhões de habitantes – há grandes desafios a serem compreendidos entre os agentes do projeto para tornar a cooperação efetiva.

Enquanto a Sanepar fornece água tratada a 100% da população nas cidades em que atua e 81,9% de coleta e tratamento de esgoto, o país caribenho tem grandes diferenças regionais internas, que dificultam a ampliação e melhoria em sua infraestrutura de água e esgoto, além de sofrer constantemente intempéries como tempestades e furacões, com reflexos na população.

A capital Tegucigalpa, por exemplo, garante um abastecimento de água doméstico médio para seus 1,3 milhão de habitantes de 95 litros por dia na estação mais seca. Em algumas áreas, o fornecimento de água é realizado por uma hora e meia a cada dois dias.

“Nosso trabalho é facilitar que as empresas alcancem objetivos em estrutura, tecnologia e inovação. É bom quando você aprende com quem entende totalmente do assunto, e a Sanepar é a melhor, por isso estamos aqui”, destacou o coordenador da GIZ, Osly Roberto Rodas.

VISITA DEVOLVIDA - No final de agosto, uma comitiva de especialistas da Sanepar passou uma semana na América Central, quando iniciou os trabalhos dentro do H2OGEH. Na oportunidade, conheceu in loco a estrutura do saneamento nas cidades de Puerto Cortés, Siguatepeque e Tegucigalpa.

Naquele momento, foi realizada uma oficina de planejamento que sistematizou os esforços de cooperação e detalhou os passos que serão executados ao longo dos próximos meses.

Também compuseram a comitiva internacional: pelo governo federal de Honduras, Alejandra María Delcid Valladares, da Secretaría de Energía; Claudia Alejandra Urquía Herrera, Angie Sckarleth Leiva Rosales e Karolay Yosselin Vasquez Morales, da Secretaría de Recursos Naturales y Ambiente (SERNA); Ana Gabriela Castejón Hernández, Pablo Sixto Martínez Alvarez, Jorge Edgardo Rodríguez Dubon, Brayan Dariel Núñez García e Wilson Martin Hernández Vargas, companhia Aguas de Puerto Cortes; Manuel Antonio Alvarado Discua, Zady Mabel Mejía Méndez, Walter David Castro Martínez e Elsa Marina Inestroza Tosta, da companhia Aguas de Siguatepeque; Jelsy Marysol Delcid Cruz e Fernando Enrique Medrano Molina, da AHPSAS; Karla Isabel Cerrato, João Paulo Freitas pela agência alemã GIZ; Josué Nunes, Luiz Fernando Bacelar e Daniel Martins, da ABC.

Galeria de fotos

comitiva honduras em curitiba
comitiva honduras em curitiba
comitiva honduras em curitiba
comitiva honduras em curitiba
comitiva honduras em curitiba
comitiva honduras em curitiba
comitiva honduras em curitiba