Loading spinner
Investimentos e Obras

Na Agroleite, Sanepar anuncia estudo para construir estação elevatória no Parque Tecnológico de Castro

Com apoio do Governo do Paraná e parceria com a prefeitura da cidade, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai iniciar estudos de viabilidade para a instalação de uma estação elevatória no local

15/08/2025 -
Castro

A Sanepar vai firmar compromisso com a Prefeitura Municipal de Castro e com a Cooperativa Castrolanda para viabilizar a implantação do sistema de esgoto do Parque Tecnológico e do Parque de Exposições Dario Macedo, o que inclui estudo, viabilidade e a instalação do sistema.

O anúncio foi feito pelo governador Ratinho Júnior na manhã desta quinta-feira (7/8), no terceiro dia da Agroleite 2025, evento reconhecido como vitrine internacional da tecnologia da cadeia leiteira na América Latina.

Os estudos incluem a análise da viabilidade para construção de uma estação elevatória que vai servir ao Parque de Exposições Dario Macedo, onde é realizada, anualmente, a Agroleite, e ao Parque Tecnológico de Castro, que fica ao lado. 

Investimentos em Castro

Além do estudo para atendimento do parque tecnológico, a Sanepar possui diversas ações de ampliação e melhorias no saneamento na cidade, um montante de R$144,2 milhões em investimentos da Companhia em obras na capital nacional do leite, que devem ser concluídas até o fim de 2026.

Para a implantação da rede de esgoto no local, será necessária a construção de uma estação elevatória no Parque Tecnológico. A estrutura será responsável por bombear o esgoto de áreas mais baixas para pontos mais altos, permitindo que siga até a estação de tratamento. Pela topografia da região, os resíduos não escoam por gravidade.

PEDIDO PRONTAMENTE ATENDIDO - O estudo de viabilidade para a construção da estação elevatória conta com o apoio do governo do Paraná e é um dos pedidos da Prefeitura de Castro que a Sanepar atendeu prontamente.

No final de julho, o prefeito da cidade, Reinaldo Cardoso, se reuniu com o presidente da Sanepar, Wilson Bley, em Curitiba, para tratar de projetos e parcerias para a expansão dos serviços de saneamento no município.

Entre as propostas, falaram sobre a expansão da rede de esgoto no Parque Tecnológico e na Vila Santa Paula, bairro que deve ganhar 500 novas casas que estão em fase de projeto na Cohapar, dentro do Programa Casa Fácil, programa habitacional do Governo do Estado do Paraná.

No encontro, Bley ressaltou que o objetivo da Sanepar é apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico, social e de qualidade de vida da sociedade paranaense. “Nesse contexto, vamos contribuir para que projetos dessa natureza sejam realizados, dentro das normas e acompanhamento técnico”.

Benefícios pelos próximos 30 anos - A Sanepar tem várias outras ações em andamento em Castro e que devem atender a população da cidade pelos próximos 30 anos.

Em andamento, estão: a ampliação da Estação de Tratamento de Água; a ampliação da captação do Rio Iapó e a execução de uma nova adutora, que vai transportar a água bruta do manancial até a estação de tratamento.

A Sanepar também firmou o compromisso de estudos de viabilidade para implantação do sistema de esgotamento sanitário nos distritos Socavão, Abapã e Tronco.

Atualmente, Castro tem coleta de esgoto em 87% dos imóveis. Deste percentual, 100% do esgoto coletado é tratado, um processo que permite a devolução da água à natureza em condições muitas vezes superiores às do corpo hídrico original. O lodo resultante é destinado para a agricultura.

Galeria de fotos