Loading spinner
MEIO AMBIENTE E MOBILIDADE

No Dia Mundial da Água, Sanepar lança programa Água de Reúso: a Nova Fronteira

Grupo de trabalho definirá ampliação das ações para reaproveitamento de água

22/03/2024

Nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, a Sanepar lança um amplo programa, além dos processos já existentes, para definir metas e aplicações de água de reúso, em escala estadual. O programa será sistematizado por uma equipe multidisciplinar da Companhia, baseado em ações transformadoras que visam a segurança e a resiliência hídrica a fim de minimizar os efeitos das mudanças climáticas.

O grupo de trabalho estudará alternativas de reúso da água em quatro frentes de utilização: urbano, agrícola, industrial e indireto potável. No caso da Sanepar, o foco principal é o reaproveitamento do resultado no tratamento de esgoto, que gera grandes quantidades de água de altíssima qualidade.

A partir do complexo de estações de tratamento de esgoto, que reúne 264 unidades, a Companhia irá definir o potencial de produção e as possibilidades de aplicação em cada região. O interesse por esse sistema vem crescendo no mundo todo. Na quinta-feira (21), durante encontro de diretores da Sanepar com técnicos do Banco Mundial, em Curitiba, o assunto foi abordado com avaliação positiva.

O objetivo do programa é substituir o uso da água potável por água de reúso em aplicações de grande escala. Os efluentes das estações de tratamento da Sanepar são de boa qualidade e muitas vezes com carga orgânica bem abaixo do limite de outorga definido pelo Instituto Água e Terra (IAT). Isso significa que, com menos investimentos, essa água pode ser renaturalizada para diversos fins, inclusive o reúso indireto potável.

“Estamos vivendo os efeitos das mudanças climáticas com forte impacto ambiental, vale dizer, com impacto na vida de todos os seres que habitam nosso planeta. O uso da água tem que ser seletivo. Não podemos continuar usando água potável em alguns processos, na indústria, em irrigação agrícola e na limpeza de espaços públicos, por exemplo. Por isso, estamos buscando novas alternativas, que garantam parâmetros seguros de utilização. A Sanepar aceitou esse desafio e irá cumpri-lo na sua integridade”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile.

PIONEIRISMO – A Sanepar já tem boas experiências. Há mais de 20 anos disponibiliza água de reúso para o setor industrial em Araucária. E está desenvolvendo projeto piloto, em Matelândia, na região Oeste do Estado, para fins de reúso agrícola da água da estação de tratamento de esgoto (ETE) Ocoizinho naquele Município.

Galeria de fotos

240322_dia_da_agua_agua_de_reuso_fotos_andre_thiago_4.jpg
240322_dia_da_agua_agua_de_reuso_fotos_andre_thiago_3.jpg
240322_dia_da_agua_agua_de_reuso_fotos_andre_thiago_2.jpg
240322_dia_da_agua_agua_de_reuso_fotos_andre_thiago_1.jpg
240322_dia_da_agua_agua_de_reuso_fotos_andre_thiago_5.jpg