Obras integram mais de 1.200 famílias ao sistema de esgoto
Com os investimentos, 67% da população da cidade têm acesso aos serviços de coleta e de tratamento do esgoto
O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, inaugurou no sábado (19) as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Arapoti. O investimento de R$ 5,5 milhões está beneficiando diretamente mais de 4,8 mil pessoas. “Cada vez mais, estamos construindo uma boa relação com o município de Arapoti para que a população tenha o melhor em saneamento. As obras que inauguramos significam saúde e qualidade de vida para centenas de famílias”, disse Chaowiche.
Foram integradas ao sistema 1.206 famílias do Jardim Ceres, Vila Santo Antonio, Vila dos Funcionários, Centro Cívico, Jardim das Crianças e Aratinga. “Um evento como esse, de entrega de obras, é uma oportunidade para fazermos uma reflexão sobre a importância da água e do esgoto. A média de atendimento no Brasil com coleta de esgoto é de 48%. No Paraná, estamos com 65% de coleta e tratamento. Em Arapoti, com as obras que acabam de ser concluídas, o índice de atendimento com esgoto na cidade chegará a 67%”, ressaltou o presidente da Sanepar.
“Isso mostra que Arapoti é prioridade para a Sanepar. Agradeço pelo investimento na saúde do nosso povo. É um dinheiro do município que retorna em obras para o próprio município. Temos que defender a Sanepar no Paraná. A Sanepar vai permanecer em Arapoti. Estamos conversando para melhorar o contrato, com reivindicações para um futuro com condições de vida cada vez melhores para a população de Arapoti”, destacou o prefeito Braz Rizzi.
Dona Maria Caxambu, presidente da Associação de Moradores da Vila Aratinga, comemorou a conclusão dos trabalhos. “É uma satisfação a entrega dessa obra tão importante para a saúde, pois sempre estamos batalhando por uma vida melhor. Agora, com o esgoto, sem fossas, fica tudo mais fácil”, disse. O vereador João Maria Bonfim agradeceu a Sanepar por proporcionar mais uma importante conquista para o município de Arapoti, melhorando seu sistema de esgoto.
Além da expansão de 19,1 mil metros de redes coletoras de esgoto, as obras contemplaram duas novas estações elevatórias de esgoto e mais de 8,2 mil metros de tubulação, entre coletores, linhas de recalque e emissário. A estação de tratamento de esgoto também teve sua capacidade de tratamento ampliada em 30 litros por segundo.
INVESTIMENTOS – Nos últimos cinco anos, a Sanepar investiu mais de R$ 10,6 milhões nos sistemas de água e de esgoto de Arapoti. Entre as obras realizadas, destaca-se a operacionalização de um poço de abastecimento e casa de química, mais de 1 mil novas ligações prediais e uma nova estação elevatória de esgoto, além das recém-inauguradas. Recentemente também foi firmado um novo convênio com a prefeitura, para garantir água tratada à região do distrito industrial de Arapoti.