Parceria entre Provopar e Sanepar consolida responsabilidade ambiental em Foz do Iguaçu
Só no início desta semana 280 pessoas tiveram atividades de conscientização ambiental
No início desta semana, 280 pessoas participaram de atividades na Estação de Tratamento de Água. Além de palestras, os técnicos e engenheiros da Sanepar explicaram sobre o processo de tratamento de água e o funcionamento da estação da Vila C.
As atividades fazem parte dos módulos iniciais dos cursos. O objetivo é mostrar aos alunos a trajetória da água desde o rio até a torneira e também conscientizar sobre a importância do consumo consciente da água tratada, nas residências e nas atividades produtivas. Os técnicos também explicaram sobre o processo de controle da qualidade da água realizado no laboratório, 24 horas por dia.
A presidente do Provopar do município, Esther Oliveira Dantas Dias, diz que a parceria auxilia na aprendizagem. Segundo ela, "nosso aluno é um consumidor do recurso, seja no ambiente profissional - gastronomia, panificação, cabeleireiro -, seja no ambiente doméstico".
PARCERIA CONSOLIDADA - Nos últimos quatro anos, a parceria entre Provopar e Sanepar já promoveu a conscientização ambiental para cerca de 1.200 alunos dos cursos de Panificação e Confeitaria e de Gastronomia. Os alunos que se inscreveram nestes cursos tiveram dois módulos que abordam o uso consciente da água e utilização adequada da rede de esgoto e resíduos sólidos. Cada curso tem duas turmas por ano.
A assistente social da Unidade de Serviço de Educação Ambiental Edvane Oliveira Santos lembra que em cada ano as turmas têm peculiaridades e questionamentos próprios. "A qualidade da água, a importância e os efeitos da aplicação do cloro são sempre assuntos discutidos pelos alunos em praticamente todas as turmas." Segundo ela, os alunos têm muito interesse e são bastante participativos.