Placas alertam para mananciais no Sudoeste
As placas foram instaladas no início e no final de cada uma das bacias hidrográficas dos três mananciais, responsáveis pelo abastecimento de mais de 56 mil pessoas. O objetivo do projeto Sinalização de Mananciais é alertar os motoristas que transportam produtos perigosos, passíveis de contaminar os cursos d´água.
O projeto é uma iniciativa da Sanepar em parceria com concessionárias de rodovias, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Captações – Atualmente, a Sanepar tem instaladas 152 captações de água em rios que podem ser atingidos por sinistros durante o transporte de produtos químicos perigosos à saúde humana. Os mananciais cortados por rodovias ou ferrovias representam 60% do total.
“Em caso de acidente com produtos que podem atingir a captação, é fundamental agir rápido para evitar prejuízos ao abastecimento da população”, explica o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Péricles Weber.
Na Região Sudoeste, além de Dois Vizinhos, Santa Izabel e Realeza, as placas já foram instaladas na bacia do Rio Pato Branco, responsável pelo abastecimento da cidade do mesmo nome, e na bacia do Rio Caldeiras, no município de Palmas.