Loading spinner
EM SIQUEIRA CAMPOS

População deverá reduzir o consumo de água tratada

Queda no nível dos rios e na produção podem levar à implantação de rodízio

18/02/2014
A Sanepar orienta a população de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, para que faça uso racional da água, evitando todo tipo de desperdício. A estiagem prolongada reduziu o nível dos ribeirões Água Fria e Ribeirão do Gramado de onde a Sanepar extrai a água para abastecer os moradores. Com a queda da vazão dos dois mananciais, a capacidade de produção de água tratada caiu cerca de 30%. Ao mesmo tempo o consumo aumentou aproximadamente 10%, provocando desequilíbrio no sistema.

A população pode colaborar evitando lavar calçadas e automóveis e deixando de realizar outras atividades que possam gerar desperdícios. “É importante distribuir as atividades durante a semana e utilizar a água fora dos horários de pico”, orienta o gerente da Sanepar, Gandy Ney de Camargo, sobre problemas pontuais de abastecimento às sextas-feiras e finais de tarde.

A Sanepar e a ABNT recomendam, em cada imóvel, a instalação de caixa- d’água com capacidade para atender água as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

RODÍZIO - O rodízio poderá será implantado a partir da próxima semana, caso as chuvas previstas e a redução do consumo não correspondam às expectativas dos técnicos. “Pelo menos até que o novo poço entre em operação”, informa o gerente regional.

A Sanepar deve colocar em operação, no mês de abril, o poço com capacidade para fornecer 30 metros cúbicos por hora (m3/h), o que trará importante reforço para o volume atual de 135 m3/h. Recursos da ordem de R$ 1,328 milhão estão sendo investidos para interligar o novo poço ao sistema. Também estão sendo construídos dois reservatórios e implantados aproximadamente 2 mil metros de adutora e 8 mil metros de rede e anéis de distribuição.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas. Em Siqueira Campos, a Sanepar também atende pelo (43) 3571-1233. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Acompanhe mais informações pelo Twitter e Facebook.

Galeria de fotos