População recebe informações e atendimento
Sanepar esteve presente durante a Ação Integrada, na região da UPS Osternack
A Sanepar participou neste sábado (22) de mais uma Ação Integrada de Desenvolvimento e Cidadania na área da UPS (Unidade Paraná Seguro) da Vila Osternack, junto com outros órgãos do governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba.
O posto de atendimento da Sanepar foi instalado dentro do Colégio Estadual Professora Iara Bergmann para dar orientações e sensibilizar a população para as questões ambientais, oferecendo também serviços diversos, como inscrição no programa da tarifa social, atualização cadastral, verificação de débitos e solicitação de ligação de água. No dia da Ação Integrada, só a Sanepar fez 63 atendimentos.
O espaço da Sanepar teve jogos e brincadeiras e a animação do Doutor Água, personagem que chamou a atenção do público, falando sobre o uso racional da água e destinação do lixo. Foram distribuídas 1.750 bexigas, 960 copos d'água e garrafas squeze.
A região da UPS Osternack tem um elevado índice de atendimento nos serviços de água e de esgoto. São 6.215 ligações de água e 6.001 de esgoto.
A Feira de Serviços da UPS Cidadania foi coordenada pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU). O Sítio Cercado recebeu a sétima Unidade Paraná Seguro (UPS) na capital no início de agosto de 2012.
A Feira de Serviços é desenvolvida em apoio ao trabalho da Secretaria da Segurança Pública, responsável pelas UPSs, com ações nas áreas de saúde, educação, emissão de documentos e dezenas de outras atividades sociais aos moradores de todas as regiões onde existem essas unidades.
Tarifa social – Um dos serviços oferecidos no posto de atendimento da Sanepar na região do Osternack foi a inscrição no programa Tarifa Social da Sanepar, que garante uma tarifa menor para famílias que morem em imóveis de até 70 m², com consumo mensal de até 10 mil litros de água e renda de meio salário mínimo por pessoa. O cadastramento das famílias beneficiadas deve ser renovado uma vez ao ano. Os inscritos no programa pagam apenas R$ 6,20 para a água e R$ 9,30 pelo serviço de água e esgoto
As inscrições para o programa podem ser feitas nos escritórios da Sanepar durante o ano todo. Para isso, é necessário apresentar documentos como conta de água, IPTU do imóvel, RG ou CPF, carteira de trabalho com o último contracheque, ou, para quem é aposentado, o extrato do INSS com o último salário. Caso a pessoa não tenha renda, deve apresentar o último extrato de um dos programas sociais do governo federal, como o bolsa-família.