Professores de Ipiranga visitam Reservatório Botuquara
Atividade faz parte da agenda de comemoração pelo Dia Mundial da Água
Professores da rede municipal de ensino de Ipiranga viajaram cerca de 54 km para conhecer, nesta quinta-feira (26), o Reservatório Botuquara, em Ponta Grossa. Conhecido pela reforma recente em comemoração ao seu centenário, completado no ano passado, o reservatório encantou os visitantes pela riqueza de sua história e beleza do seu jardim. A atividade faz parte da agenda pelo Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22.
A visita, guiada pela gestora de educação socioambiental da Sanepar Luciana Garcia, começou com uma abordagem sobre a história do saneamento, desde a época dos pipeiros, passando pelos chafarizes até os dias de hoje. “É importante conhecer toda a história da evolução do sistema público de abastecimento vivida nestes cem anos, para ter a dimensão do valor do próprio reservatório Botuquara, que ainda hoje é estratégico para a cidade de Ponta Grossa”, diz.
Janaína Cruziniani, da Secretaria Municipal de Educação de Palmeira, diz sempre ter tido curiosidade sobre a construção, quando vinha a Ponta Grossa anos atrás. “Antes da reforma, passava por aqui e ficava pensando o que era este prédio. Depois soube que estava sendo reformado e agora estou tendo a oportunidade de conhecê-lo. Ficou muito bonito!”, afirma. A professora Carmem Rita Manosso, da Escola Municipal Rural de Avencal, também ficou impressionada com o cuidado da Sanepar com o espaço. “Deixou a cidade mais bonita, muito legal. O espaço foi muito bem aproveitado, dá para ver os cuidados com a manutenção do jardim, ficou perfeito”, observa.
PARCEIROS – O grupo formado por 20 professores desenvolve, em sua cidade de origem, o projeto ‘Ipiranga Sustentável’, que trabalha questões ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade com crianças do 4º ano do ensino fundamental em 11 escolas municipais. Ao retornar para as escolas, os professores irão repassar as informações sobre a visita a Ponta Grossa e trabalhar conteúdos relacionados ao saneamento. Além do Reservatório Botuquara, eles também puderam conhecer as etapas do tratamento da água em uma visita à Estação de Tratamento de Ponta Grossa.
Nesta semana, o Reservatório Botuquara também recebeu grupos formados por integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa e do Rotary Club de Ponta Grossa. Para a próxima semana, estão agendadas visitas do Rotary Club Jardim América e do curso técnico em Guia de Turismo do Colégio Estadual Júlio Teodorico. Os interessados em visitar o Reservatório Botuquara podem entrar em contato com a Sanepar pelos telefones (42)3220-2444 ou 3220-2445, ou ainda pelo e-mail visitaspg@sanepar.com.br . As visitas são guiadas, mediante agendamento prévio com a Sanepar.