Promotor público faz visita técnica na ETE Norte em Toledo
Estação está operando parcialmente, com 20% de sua capacidade
O promotor público Giovani Ferri e membros dos conselhos de Meio Ambiente e de Usuários dos Serviços de Água e Esgoto (Comusae) visitaram a Estação de Tratamento Norte, na sexta-feira (4), para verificar o funcionamento da unidade.
O gerente da Sanepar Fábio Leal Oliveira disse que a intenção foi mostrar ao Ministério Público e aos conselhos o trabalho realizado. “A concretização dessa obra vai ser muito importante para a região Norte da cidade”. A estação tem um dos sistemas de tratamento mais modernos do Paraná, com capacidade para tratar 80 litros de esgoto por segundo, atendendo mais de 40 mil moradores da cidade.
Para o promotor Ferri, o município tem um grande problema das estações de tratamento funcionando dentro da área urbana. “A cidade cresceu e hoje há uma reclamação muito grande da população quanto ao odor. A expectativa é a de que, quando as duas estações no Centro da cidade forem desativadas, essa situação seja resolvida”, disse.
Apesar de pouco tempo em operação, Leal afirma que os resultados positivos da Estação de Tratamento Norte já são evidentes. “Os primeiros resultados estão superando nossa expectativa, a qualidade do efluente está muito boa. Queremos chegar à plenitude do tratamento em dois meses”.