Promotor visita obras da Sanepar em Wenceslau Braz
Obras vão aumentar em 30% a capacidade produção de água no município
O promotor de justiça Joel Carlos Beffa esteve nesta quinta-feira (4) no canteiro das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Wenceslau Braz. Beffa tem visitado as obras a cada dois meses. Ele está acompanhando a evolução dos trabalhos que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está executando para melhorar o abastecimento no município.
O conjunto das obras de ampliação contempla a implantação de 5.300 metros de tubulação, a instalação de quatro novos reservatórios de água tratada e a operacionalização de dois novos poços. Para viabilizar o empreendimento, a Sanepar está investindo R$ 3 milhões.
Na visita desta quinta-feira, o promotor pôde acompanhar parte do trabalho de implantação da nova tubulação e da construção da base de um dos quatro reservatórios. Beffa também foi até a Vila Verde, onde, desde fevereiro, um dos poços entrou em operação.
Com as melhorias no sistema, a Companhia terá capacidade para produzir 30% a mais do volume de água que é produzido atualmente. “Com esse acréscimo teremos tranquilidade no abastecimento da cidade para os próximos 10 anos”, diz o coordenador da Sanepar Valdir Romão, que acompanhou o promotor durante a visita.
Segundo Romão, a nova tubulação que está sendo implantada tem um traçado diferente da antiga e ficará menos vulnerável a rompimentos e vazamentos, que hoje ocorrem devido a problemas de solo. Além disso, a instalação dos novos reservatórios aumentará em 20% a capacidade de armazenamento de água tratada, trazendo mais segurança à operação do sistema.
“Estamos empenhados em atender os prazos. O cronograma de obras é apertado, mas sabemos que nossos esforços significam muito para a população que será beneficiada com a melhoria do sistema”, afirma o gerente regional da Sanepar Luiz Carlos Serato.