Rede de esgoto padroniza ligações
As redes que existem atualmente são de tubo cerâmico, foram implantadas há mais de 40 anos e estão localizadas no leito da rua. Estas características provocam transtornos quando são necessários reparos. Este tipo de rede é muito suscetível a infiltrações e pode extravasar em dias muitos chuvosos. A tubulação cerâmica deixará de ser usada.
As novas redes, em tubos de PVC, mais resistentes e com menor índice de infiltrações e rompimentos estão sendo instaladas no passeio, o que facilita a manutenção do sistema de coleta e a execução de novas ligações de esgoto.
“A implantação das redes de PVC faz parte do planejamento da empresa para manter a vida útil da tubulação e a qualidade do serviço prestado”, explica Rodrigo Becker, gerente regional da Sanepar em Foz do Iguaçu.
O aposentado Julio Guisa é morador da Rua São Francisco, uma das primeiras a receber a obra. Ele contou que ocorria entupimento com freqüência, e que quando chovia a casa dele era afetada diretamente. Guisa diz acreditar que depois que a obra ficar pronta vai ficar muito melhor.
Situação parecida era vivida pelo comerciante José Ducir Deliberal. Dono de um mercado, ele fala que às vezes o odor era muito forte. “Meus clientes reclamavam muito, agora este problema vai acabar”, diz.